sexta-feira, janeiro 15, 2010

Equipa médica da AMI partiu hoje para Haiti



Uma segunda equipa de emergência da AMI partiu hoje à tarde de Lisboa com destino ao Haiti.
Constituída por cinco elementos, (dois médicos, dois enfermeiros e um operacional logístico), o grupo irá prestar assistência médica e ajuda humanitária à população de Port-au-Prince, capital do Haiti por um período nunca inferior a um mês.
A AMI aceitou assim o convite do Ministério da Administração Interna e o apoio da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação para integrar o contingente português a bordo do C-130 da Força Aérea, que descolou do aeroporto de Figo Maduro.
Na bagagem a AMI leva medicamentos, equipamento médico e logístico para prestar assim que chegar ao terreno auxílio às vítimas do sismo.
A equipa é liderada por José Luís Nobre, administrador da AMI com larga experiência em cenários de catástrofe e guerra, tendo participado em dezenas de missões internacionais, entre as quais a crise de refugiados no Ruanda (1994), o terramoto de Bam no Irão (2003) e o tsunami no Sri Lanka (2004).
Aumenta assim para sete o número de elementos expatriados da AMI a trabalharem na missão Haiti. Recorde-se que ontem partiu uma primeira equipa exploratória constituída por dois elementos: Tânia Barbosa, directora do Departamento Internacional, e Marta Andrade, coordenadora de projectos. Esta equipa está realizar os contactos necessários com os parceiros locais e outros actores internacionais para desenvolver uma ajuda humanitária concertada e mais eficaz.
Ontem foi lançado um apelo à sociedade civil e aberta uma conta emergência para o Haiti.
Pode efectuar o seu donativo para a AMI para:

Conta Emergência BES - NIB: 0007 001 500 400 000 00672
Multibanco: Entidade 20 909 Refª 909 909 909 em Pagamento de Serviços

Sem comentários: