sábado, julho 26, 2008

Nova taxa de alcoolemia


A taxa de alcoolemia vai voltar a ser votado em Assembleia da Republica, e desta vez, com maioria absoluta… a sua aprovação é quase uma certeza. É interessante constatar que o sector vinícola e de bebidas espirituosas nem sequer foi ouvido sobre esta questão. Algo que este Governo nos vai habituando… que interessa o pensamento ou opinião dos outros!? Eu mando, posso e quero…
Vasco d´Avillez, enólogo e presidente da VINIPORTUGAL, comenta desta forma a possível alteração da lei.


“Estão de novo, entre nós, os passos furtivos e os gestos fundamentalistas de membros do Governo que, não tendo conseguido os seus intentos durante o Consulado de Guterres, os estão de novo a colocar no xadrez político de Portugal. Agora, aproveitam a maioria absoluta que detêm no Parlamento. Vê-se que já não estão dependentes do voto “limiano”.
O Ministro respectivo fez entrar na Assembleia da Republica uma proposta de lei que visa de novo baixar a taxa de alcoolemia de 0,5 para 0,3 gramas por litro, mas… só para os profissionais e os recém encartados. Preparem-se porque o mal está em que ponham um “pé na porta”. Depois, é como tudo o mais em Portugal. E daqui a menos de nada temos a taxa em 0,3 para todos e depois é só diminui-la. Temos de lutar contra isto tanto mais que este Governo sabe bem que a solução do problema não é esta. A nossa industria tem feito um esforço enorme no sentido da auto-regulação e temos um código de boas práticas observado por todos. Que mais querem que façamos? Porque não dialogam connosco, antes de introduzir sub-repticiamente estas novas leis?
Somos um pais mediterrânico. Bebemos vinho às refeições, há mais de 4000 anos.
O vinho faz parte da nossa cultura e até os professores catedráticos de medicina reconhecem o seu valor. Parem com este fundamentalismo!”.


Bebam e sejam felizes…

1 comentário:

Zeca disse...

Nunca tinha comentado um post teu neste teu novo espaço mas este texto deixou-me com vontade disso =)

Então e o que tem a industria vinicola a dizer sobre isso? O alcoolismo é um dos principais problemas de saúde pública em Portugal. É a causa de grande parte das patologias e uma grande causa de comorbilidade (cirrose hepatica, encefalopatia, dependencia, hepatites, varizes esofagicas...etc, etc, etc.)

Acho que somos um país bebedor, faz parte da nossa cultura, mas ainda n faz parte da cultura a responsabilidade (e nisto tb n sou perfeito)... descer mais a taxa é uma maneira de fazer as pessoas pensar duas vezes antes de entrar no carro depois de beber, e ou não conduzem ou pedem boleia (até ajuda a poupar na gasolina lol).

Não percebo mt bem o peso que a Industria Vinicola deveria ter, aliás para mim isto é mais uma medida que tem a ver com protecção rodoviária e saúde (já que a embriagues é a Principal causa de acidentes), do que da produção de vinhos e afins.....

Mas percebo que como estás "dentro" da coisa que aches que tem algo a dizer. Na minha opinião acho que não é necessária a opinião, até pk o interesse da indústria não é o de proteger as estradas e a saúde dos portugueses lol =)