quarta-feira, julho 16, 2008

"Casamentos" gays



Numa destas noites quente de verão, que convidam ao relax, a uma boa conversa, a um café e a uma óptima companhia, discutia-se a questão dos casamentos gays.


Talvez vá dizer uma coisa tacticamente estúpida: eu não acho que o casamento seja um “direito fundamental” para os gays.


Não acho que seja discriminatório que lhes esteja vedado o casamento. Está no direito da sociedade reconhecer certos tipos de relação de forma privilegiada. Não me parece que aceitar direitos individuais implique necessariamente aceitar o casamento gay. Mesmo assim, sou a favor de lhes dar esse mesmo casamento, com outro nome. Não podemos tratar “coisas” diferentes como iguais.


Estamos hoje tão presos à linguagem dos “direitos” que não concebemos outra maneira de “reivindicar” o que queremos. Até nem concebemos politicamente o “querer” que vemos como ilegítimo (nalgumas áreas chega a ser ridículo ver como as pequenas vontades são elevadas a “direitos”, nesta é menos ridículo).


Eu penso que a sociedade devia reconhecer o “casamento” gay porque é essa a sociedade que eu penso que seja melhor e a na qual quero viver. Não vejo que exista um direito fundamental em jogo, há uma decisão consciente de querer moldar a sociedade e de querer convencer os meus concidadãos de que é essa a sociedade que é melhor.

Esta é a minha posição, simples e clara. Partilho-a com a quem escreveu metade deste post, o João.

Beijos e sejam felizes…

Sem comentários: