quarta-feira, julho 29, 2009

Maria Rita...

A criança é criativa porque é crescimento e se cria a si própria. É como um rei, porque impõe ao mundo as suas ideias, os seus sentimentos e as suas fantasias. Ignora o mundo do acaso, pré-elaborado, e constrói o seu próprio mundo de ideais. Tem uma sexualidade própria. Os adultos cometem um pecado bárbaro ao destruir a criatividade da criança pelo roubo do seu mundo, sufocando-a com um saber artificial e morto, e orientando-a no sentido de finalidades que lhe são estranhas. A criança é sem finalidade, cria brincando e crescendo suavemente; se não for perturbada pela violência, não aceita nada que não possa verdadeiramente assimilar; todo o objecto em que toca vive, a criança é cosmos, mundo, vê as últimas coisas, o absoluto, ainda que não saiba dar-lhes expressão: mas mata-se a criança ensinando-a a ater-se a finalidades e agrilhoando-a a uma rotina vulgar a que, hipocritamente, se chama realidade.
Robert Musil, in 'O Homem sem Qualidades'

Lembrei-me desta minha leitura, após ter passado parte da noite, a brincar com a minha nova “sobrinha” a Maria Rita. Estar com ela, é quase como estar na lua. A sua simplicidade de vida, a sua alegria, irradia… apaixona e transporta cada um de nós para o seu mundo magico…
Não tenho saudades de ser crianças – já que muitas vezes regresso a esse mundo – mas sem duvida foi um dos melhores tempos que vivi… tive uma infância absolutamente feliz… É engraçado como relembro muitos episódios que vivi quando estou com a Maria Rita. O seu sorriso cativa e leva-me para o mundo dela. Sem querer e sem fazer grande esforço, vejo-me a cantar, a fazer macacadas, a brincar com ela…


Obrigado, Maria Rita, fazes-me feliz….


Beijos e sejam felizes…

Sem comentários: