segunda-feira, novembro 17, 2008

talentos...



O Evangelho de ontem (33º Domingo do Tempo Comum) relatava a parábola dos talentos. 5 talentos foram dados a um servo e passado algum tempo mais 5 talentos esse servo “bom e fiel” angariou.


Na homilia de ontem, o presidente da celebração questionava: “Que talentos são estes?”. Depois respondeu, que são claramente os dons de Deus, que nos são dados não para angariarmos mais e apresentarmos a esse Deus, que nada fez mas que exige trabalho feito. Mas sim para os colocarmos a render, nas relações que estabelecemos com os outros, na sociedade onde nos é dado viver, no mundo. São estes os talentos de que fala o Evangelho, a capacidade que temos de nos entregar ao outro, dando o melhor de nós, sem medos, sem “mas”. Nada fácil a proposta desta parábola, primeiro temos de conhecer os dons que temos e depois, para complicar mais, temos de os colocar a render na sociedade, nos outros…


Quantas vezes somos pequenos e vazios, não dando valor a nós próprios nem aos outros? Quantas vezes humilhamos e mal tratamos, apenas para ficarmos por cima? Quantas vezes perdoamos mas nunca esquecemos? Quantas vezes estes dons de Deus, ficam perdidos por aí? Diria que muitas, muitas vezes… a nossa capacidade de dar é tão pequena que até mete medo… muito medo. Nisso temos de aprender com as crianças, a sonhar mais alto, a perdoar e esquecer (nem que seja por um chocolate – já é um bom começo), a rir, a criar laços e pontes… no fundo colocar os dons, os talentos de Deus a render, não para lhe mostrarmos que conseguimos ser cada vez melhores, mas apenas para sermos bons connosco e com os outros, sermos bons e fieis.


A homilia de ontem, conjuntamente com o sábado passado com o meu afilhado Bernardo, fez-me pensar como as coisas simples da vida, aquelas que não necessitam de grandes preparações, são mesmo as mais importantes e marcantes. Passar um sábado com o Bernardo, voltar ao mundo das crianças, festejar com ele, brincar, estar junto a ele… tudo parece mais calmo, mais leve, melhor… Quando for grande, quero voltar a ser criança… Sonhar… ser feliz…


Boa segunda-feira.
Beijos e sejam felizes…

Sem comentários: