segunda-feira, dezembro 22, 2008

Contestação social...


Primeiro Paris, agora Atenas... entretanto em menor escala também em Barcelona e de novo em Paris. No entanto, só em Atenas a contestação social se mantém. Por cá o ex-presidente da Republica e eurodeputado Mário Soares, alerta para as graves consequências que esta crise económica e de valores pode trazer para a vivência quotidiana.

Como discutia ontem, a pólvora está aí só falta mesmo o rastilho e estaremos nós a braços com violência nas ruas. O mau estar é geral, a fome alastra silenciosamente, as famílias vivem dias de amargura, no ensino a insatisfação é total, os salários não aumentam, as pessoas andam tristes, desmotivadas.

O Governo dá sinais de alguma intranquilidade apesar de acenar ao pseudo-optimismo que a ninguém convence. Os dias não são os mais fáceis, e o pior é que não encaramos o futuro com confiança e positivismo. Como vamos nós portugueses viver em 2009? Não querendo sem negativo, parece quer viveremos manifestamente pior. É com tristeza que constato a perda de poder de compra dos agregados familiares, o desemprego, a precaridade laboral... Situações que tendem agravar-se e não a desvanecer e a resolverem-se.

Nunca como hoje, tem de ressurgir o espírito de comunidade e de entre-ajuda, só juntos é que conseguiremos viver um 2009 o melhor possível. Temos de deixar o nosso egoísmo e comodismo e vivermos plenamente em união e fraternidade. Os tempos não são fáceis, e negar esta evidência é uma tolice e uma irresponsabilidade, mas juntos poderemos encontrar a solução de viver com calma e sem grandes angustias os tempos que se aproximam.

A contestação nas ruas... pouco resolve... ainda para mais se for em clima de violência e destruição... Mantemos a calma e esperemos que no fundo do túnel... exista uma luz a brilhar para nós.

Beijos e sejam felizes...

Sem comentários: