domingo, março 22, 2009

Igreja e as camisas..



“Se não há alma, se os africanos não se ajudam, não se pode resolver o flagelo (da sida) com a distribuição de preservativos” disse o Papa Bento XVI, a caminho do continente Africano.


Palavras que foram amplamente divulgadas pelos meios de comunicação social, numa espécie de campanha anti-clerical. Mas será o Papa estúpido ou totalmente inculto? Eu acho que nenhuma delas. Acho que a Igreja tem como missão prioritária evangelizar, segundo um conjunto de valores que considere validos e dignos para a pessoa humana. Não deve estar intimamente ligada ao pensamento de um pais e as suas políticas. A missão da Igreja é claramente outra, a construção de novos valores morais e humanos.


É uma extrema idiotice, proibir ou fazer campanha contra o uso de preservativo… mas também não foi isso que o Papa fez, ele simplesmente foi ao fundo da questão. A Sida não se resolve apenas e só com o uso de preservativo, é necessário mais, muito mais

.
O Papa está atento às causas e não apenas às consequências. Daí o conselho para a humanização do sexo. A sua afirmação não é novidade, mas dizê-lo a caminho de África, onde a SIDA é um grande flagelo, pode ter comprometido a viagem.


“Antes de se despedir dos Camarões, Bento XVI disse a doentes com SIDA, malária e tuberculose: “Sei que junto de vós a Igreja Católica está fortemente empenhada na luta contra estes terríveis flagelos.”. A própria ONU reconhece que a Igreja Católica tem um papel de relevo no combate às vítimas da SIDA. Mais de um quarto das instituições ligadas ao tratamento de doentes com SIDA é da iniciativa da Igreja Católica. Enquanto isso, os fazeres de opinião contentam-se com as criticas ao Papa e lavam as mãos, como nada mais lhe comovesse o coração diante de quem sofre e morre de SIDA. “ (Rui Osório)


Lá sabem por que é que o anticlericalismo se serve frio!


Beijos e sejam felizes…

Sem comentários: