sexta-feira, janeiro 09, 2009

Quase lenço verde...


Hoje recordo com alguma nostalgia o dia 9 de Fevereiro de 2008, a primeira sessão do CIP (curso de iniciação pedagógica – preparação para dirigente). Na altura o Chefe regional Victor Fernandes, tirou uma fotografia a cada candidato com um quadro há frente onde cada um escrevia o que sentia em relação há nossa fase que iniciava.

Entre sentimentos de extrema alegria e de esperança... eu fui o único que escrevi “MEDO”. Na altura alguns ficaram admirados. Na altura também eu estranhei a palavra que intuitivamente me saiu.

Hoje e apenas a 2 dias da minha última promessa escutista, a Promessa de Dirigente, este sentimento volta aparecer e desta vez a ter mais sentido na minha pessoa. Já li o cerimonial da promessa muitas vezes.

“- Que assuma e viva a Lei e os Princípios do Escutismo;
- Que me entregue dedicadamente aos jovens;
- Que esteja firmemente convencido do valor do CNE para a formação cristã dos jovens;
- Que esteja disposto a empenhar-me na minha própria formação cristã e escutista;
- Que dê testemunho de vida de fé e de espírito de serviço, segundo o Evangelho de Jesus Cristo;
- Que procure agir com firmeza, perseverança, prudência e caridade;
Que ocupe o meu lugar de apóstolo na comunidade cristã a que pertenço.”

A parte que transcrevi é aquilo que o CNE espera de mim. Será que sou capaz de tal missão?
Alguns pontos parecem-me claros e simples... outros que direi com receio e com prudência...
Vou ser dirigente, Chefe... talvez um dia... não digo isto com modéstia mas como sentimento verdadeiro. Domingo inicio uma nova caminhada... Talvez um dia possa dizer sem receio... sou Chefe Escuteiro...

Não posso terminar, sem constatar as saudades que me deixa, o fim do lenço vermelho. Foram anos de escutismo fantásticos...

Beijos e sejam felizes...

1 comentário:

No Coração de Deus disse...

Chefe Gonçalo,
à distância acompanho-te com a comunhão da oração.


um abraço demorado de parabéns
o teu irmão pe.