segunda-feira, maio 25, 2009

mais 7 dias...


E uma nova semana agora começa… Este foi uma fim-de-semana tranquilo… a paz que tanto necessito esteve mais próxima de mim, este domingo. Um dia passado em família, no aconchego do lar, sem stress, confusões, sem pessoas… apenas e só em casa… no meu canto.

O tempo nasceu cinzento. Assim como o estado geral de muitas das pessoas. Aliás a tristeza parece ser mesmo o sentimento geral da comunidade. Uma apatia, melancolia que parece já fazer parte da nova realidade em que vivemos.
Nós temos de ser a mudança, essa mudança que é necessária, para que o sol não ilumine apenas a terra, mas também nos ilumine a nós. Já uma vez falei, sobre a necessidade, neste tempo de crise, de sermos um, de vivermos mais com os outros e também para os outros. Um cliché que muito nos pode fazer mudar de atitude será mesmo este: “uma tristeza partilhada é meia tristeza…”.
Precisamos de desabafar com o, sofrer com o outro, sorrir com o outro, partilhar com o outro.

Necessitamos de viver mais a “nossa rede social”, precisamos dos nossos laços, dos nossos conhecidos e amigos, sem eles não somos nada. A necessidade de agregação é tão antiga como a nossa própria existência. Somos seres sociais, temos necessidade do outro, e é no outro que podemos vencer toda a espécie de inércia que nos invade.

Gandhi, líder espiritual budista, escrever um dia: “Nós deveríamos ser a própria mudança que desejamos ver no mundo. Não vale a pena exigir dos outros aquilo que nós próprios ainda não tivemos coragem de mudar”.

Deixo-vos hoje com este pensamento… é altura de fazermos alguma coisa, sempre pensando na globalidade e não apenas em nós mesmo.
E tempo de mudar…

Beijos e sejam felizes…

1 comentário:

Anónimo disse...

Não tenho presente o momento em que Gandhi se teria convertido ao budismo...