quinta-feira, maio 14, 2009

Bocas que intoxicam... as procissões


Ouvimos tanta coisa contraditória que se torna difícil fazer uma síntese e separar a parte aproveitável da outra. Somos continuamente intoxicados por sound bytes melífluos que apenas se destinam a desviar a nossa atenção do essencial... e o que é mais triste, é que a maior parte das vezes conseguem-no!

É exactamente isto que tem acontecido na minha terra natal. Tudo, porque surgiu a ideia, no meu entender brilhante, de mudar as procissões de Nossa Senhora de Fátima do mês de Julho, para o mês de Maio – o mês de Maria.

O ridículo da situação é existência de alguns católicos ditos conscientes e activos na vida da paróquia, ou melhor activos no burgo onde residem, e na capela que ali se encontra, e que não entendem que a decisão da mudança do mês da procissão, não se prende com nenhuma questão de pura batalha contra ou a favor deste grupo de católicos. Mas sim com uma questão de lógica liturgia. É lamentável que se suje uma procissão mariana com discussões mesquinhas e ridículas, que apenas e só, mancham e trazem a luz do dia, a falta de evangelização, de vivência cristã e de sentido de comunidade de muitos dos ditos católicos conscientes.

Agora é só esperar que no sábado e no domingo, a inteligência, a fé, a caridade tomem lugar, e que de uma vez por todas se deixem cair os bairrismo, a hipocrisia, a mesquinhez de espírito... Que neste fim-de-semana todos à sua maneira possam conscientemente fazer festa a Maria e no acto de puro respeito por Ela e pelos outros vivam a sua fé...

Beijos e sejam felizes...

1 comentário:

Anónimo disse...

Só faltava tu dizeres que se quisessem podiam pedir uma inscrição para a Catequese de Adultos. Sempre igual a ti próprio, sem medos e sem receios. Dizes o que achas e o que pensas, sem papas na língua.
Beijo, Sónia.