quarta-feira, setembro 24, 2008

Uma imagem vale mais que mil palavras...



Á primeira vista poderia pensar-se que estava a postar uma foto que ilustrava o amor homossexual. Mas não, esta foto foi tirada no mês passado e mostra como duas pessoas se acolhem e se protegem mutuamente. Tirada em plena guerra entre a Rússia e a Geórgia. Dois rapazes dormem juntos, quando lá fora tudo parece ter um fim. Um sentimento verdadeiro prevalece, o respeito e a amizade. Às vezes os seres humanos conseguem ser pessoas formidáveis.

Beijos e sejam felizes…

para ler...

Não confundir amizade (ou amor) com «interesse». É uma máxima canónica. Pois. Mas que amizade (ou amor) não assenta no interesse dela? Porque é o interesse que cria condições não apenas para o interesseirismo mas para a própria amizade. Só nos interessa a amizade de quem nos interessa... Os meus hábitos de vida exigem para as relações o que entre de algum modo nesse hábitos. Nem tem sentido gostar-se de alguém por si mesmo. O «si» mesmo é todo o espaço em que se manifesta. O meu único espaço habitável para os outros é o que lhes invento em alguns livros. No resto vivo só eu.
Virgilio Ferreira, in Cronicas
Beijos e sejma felizes...

terça-feira, setembro 23, 2008

Casamento homossexual


Não vou aqui plasmar a minha opinião em relação ao debate do próximo dia 10 de Outubro na Assembleia da Republica. Apenas e só transcrever uma crónica interessante que li ontem da autoria de Vasco Barreto, que no fundo traduz de maneira exemplar a podridão e a forma ridícula como é vivida a política em Portugal.


“O PS vai (…) rejeitar dois projectos de lei que pretendem viabilizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A justificação do PS, diz-nos Alberto Martins, é a que esta proposta não consta do seu programa eleitoral, o mesmo em que se prometia a baixa de impostos e um referendo à Constituição Europeia. Os socialistas são bizarros: esquecem o que está no programa, mas tratam o que lá não está por mandamento – não aprovarás – de resto, paus-mandados serão os deputados do partido a 10 de Outubro, privados de liberdade de voto sobre uma questão que por ser “política”, parece deixar de ser do “foro íntimo”. É claro que ouvimos as desculpas da praxe: a “ausência de um debate aprofundado” – o assunto discute-se com amplidão há anos – e a de que “não é uma prioridade”, como se a lua-de-mel do João e do Pedro fosse agravar a crise. Só faltou alguém ressalvar que “até tem um amigo homossexual”, mas isso seria arriscado. O PS teme o eleitorado e é mesquinho por se recusar a dar a ideia de que vai reboque de outros – que também não são inocentes neste timing. Sócrates, em particular, sai ridicularizado.”

Beijos e sejam felizes…

pensamento...



“Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro e essa é, sem duvida, a pobreza mais difícil de superar.”




Beijos e sejam felizes…

...



“Passamos a vida a fugir de alguma coisa e à procura de outra. O nosso comum destino é chegar e partir.»



Pedro Paixão in Os corações também de gastam



Beijos sejam felizes…

terça-feira, setembro 16, 2008

Coimbra renasce...


Não sou um amante da cidade de Coimbra, mas na verdade é ela que me acolhe e me faz passar grandes momentos.


Com a saída das colocações ao Ensino Superior, Coimbra volta a ter vida, a receber novos estudantes. Um novo ciclo recomeça…


As ruas começam a vibrar, a euforia contagia a paz e serenidade do passado mês de Agosto. È Coimbra de novo a nascer. Regressam as festas, os convívios… os novos conhecimentos…
Coimbra acolhe tudo isto… talvez com um carinho que nenhuma outra cidade consegue oferecer…


As noites de Coimbra são únicas, não tanto as festas… mas sim a luminosidade, a paz, a tranquilidade que se vive, o passado de cada rua, as histórias de cada esquina… Adoro esta cidade na hora de dormir… quando a paz regressa, o silêncio apenas interrompido por um grupo de estudantes, um carro de recolha do lixo ou um carro a passar… Talvez até goste de ti Coimbra…


Beijos e sejam felizes…

sexta-feira, setembro 12, 2008

caminhada...



Logo assim que nascemos, começa a nossa caminhada. No início escolhem por nós, qual a maneira de nos sentirmos bem. Dependemos de outro ser para sobreviver, para estarmos bem e confortáveis. Caminhamos para a infância, onde começamos a ter a nossa autonomia, escolhemos os amiguinhos. Começa a haver já as preferências por este ou aquele coleguinha. Caminhamos no caminho traçado por nós. Um caminho que só a nós nos pertence logo assim que nascemos, crescemos e conforme os anos vão passando encontramos as encruzilhadas, que caminho escolher, o que queremos para a nossa vida, procuramos a felicidade, as escolhas dependem de nós, está nas nossas mãos decidir o que queremos, não podemos deixar que escolham por nós, nem que decidam por nós. Às vezes o caminho é difícil! Aparecem as pedras e escarpas, montanhas que temos que subir e seguir em frente. Nem sempre o caminho é fácil!! Falta-nos muitas vezes as forças ao subir essas montanhas, mas temos que ter animo e continuar a subir, arranjar forças onde pensamos que não existem, porque no final da subida merece a pena a recompensa do esforço. Não podemos desistir a meio do caminho, temos que caminhar sempre. E à chegada das encruzilhadas ponderar muito bem qual o caminho a seguir. Nem sempre o caminho mais fácil é o apropriado para continuar, por vezes à que seguir o caminho mais difícil, para alcançarmos as metas pretendidas, encontramos pessoas que caminham connosco ao longo deste percurso, pessoas que caminham connosco mais ou menos tempo, pessoas que à chegada de uma encruzilhada escolhem um caminho diferente do nosso, e pessoas que nos acompanham no mesmo caminho, essas pessoas são importantes, ajudam-nos a seguir em frente, a não nos sentir-mos solitários, encontrar a pessoas certa nesta caminhada por vezes é difícil, mas quando se encontra, é algo mágico, maravilhoso, que por vezes é difícil de encontrar. Mesmo que caminhemos sós, nunca estamos completamente sós, Deus caminha sempre connosco, está sempre presente nesta caminhada, este Ser omnipresente que nos ajuda, se confiarmos Nele, nas Suas promessas, ele nos acompanha e ampara, basta acreditar e ter fé, com Ele nas nossas vidas a caminhada é mais fácil.

Gostei deste texto, retirei do hi5 do Henrique…

Boa sexta-feira…

Beijos e sejam felizes…

quinta-feira, setembro 11, 2008

...



Na Terra tudo vive - e só o homem sente a dor e a desilusão da vida. E tanto mais as sente, quanto mais alarga e acumula a obra dessa inteligência que o torna homem, e que o separa da restante Natureza, impensante e inerte. É no máximo de civilização que ele experimenta o máximo de tédio. A sapiência, portanto, está em recuar até esse honesto mínimo de civilização, que consiste em ter um tecto de colmo, uma leira de terra e o grão para nela semear. Em resumo, para reaver a felicidade, é necessário regressar ao Paraíso - e ficar lá, quieto, na sua folha de vinha, inteiramente desguarnecido de civilização, contemplando o anho aos saltos entre o tomilho, e sem procurar, nem com o desejo, a árvore funesta da Ciência! Dixit!

Eça de Queiroz, in 'Civilização'



Gostei deste excerto… tão puro e verdadeiro…

Beijos e sejam felizes.

dignidade humana...


A dignidade de um homem está no seu âmago. Pode-se humilhar, ofender, maltratar, ignorar uma pessoa, mas nunca se lhe retira a dignidade, já que ela lhe é intrínseca. O próprio é que se pode tornar indigno, é um poder que tem. Esta foto ilustra bem o que quis transmitir: este homem, um sem abrigo, que abraça com ternura um cão, mostra uma dignidade, que nada nem ninguém pode destruir.


Beijos e sejam felizes.


Nota: post retirado do blog “pé de meia”

quarta-feira, setembro 10, 2008

desilusão


“As pessoas não são aquilo que esperamos delas, são o que são e teremos, se quisermos, de gostar delas tal e qual como são, como aprenderam a ser ou como a vida fez com que elas fossem. (…) Li uma vez que as pessoas nunca mudam verdadeiramente, podem adaptar-se e moldar-se à vida e ao mundo mas no fundo são aquelas mesmas pessoas que sempre foram! Será que é pecado esperar das pessoas, esperar atitudes, sentimentos, considerações? Ou o único inconveniente é mesmo só nosso, já que é certo que essas mesmas pessoas não irão com certeza agir como esperamos que elas ajam! Será que para diminuir a desilusão que sentimos dependemos apenas de nós e da visão que temos do mundo e das pessoas, as vezes é uma visão um pouco romântica e demasiado cinematográfica?! Devemos vê-las apenas como aquilo que realmente são e não aquilo que queremos que elas sejam?! (…) A imagem de pessoas perfeitas tem que acabar, não existe perfeição como um todo, apenas um visão particular de perfeição que pode ser a nossa mas não a da pessoa que esta ao nosso lado. Somos diferentes e, ou nos respeitamos nessa mesma diferença, ou então o mundo e as relações não valem a pena! Aprender connosco e aprender com os outros. Que a nossa perfeição seja parte da perfeição dos outros e que a dos outros venham como mais valia para nós e nos faça sermos melhores como pessoas e seres humanos. (…) Aprender a respeitar a diferença, aquilo que não é o que acreditamos mas é na realidade o que outros acreditam!”


Este é um texto inédito de Margarida Rebelo Pinto, fala de um sentimento que me tem ocupado os últimos dias… sentir-me desiludido… Agora já ando melhor… mas é triste esperarmos sempre mais e mais dos outros.


Beijos e sejam felizes…

terça-feira, setembro 09, 2008

...


Regressei… Tive um fim-de-semana fantástico.


Começou na quinta-feira na Cidade de Ovar, sexta em Santa Maria da Feira e devido à chuva e aos ventos fortes, terminou na Vila da Pampilhosa. Sempre acompanhado por 10 jovens que constituem o Grupo de Pioneiros do Agrupamento de Escuteiros a que pertenço. Foram quatro dias intensos e muitos bons.


O momento alto e talvez o mais emotivo, foi as passagens de secção. Nunca tinha estado à frente desta cerimónia, muito menos tinha acompanhado algum elemento na sua passagem de pioneiro para caminheiro.


Foi com um sentimento de tristeza e de missão cumprida, que passei a Diana e o Luís para os caminheiros… não nego que senti um friozinho na barriga, uma nostalgia envergonhada… A Diana, uma pioneira muito empenhada e assertiva. O Luís o ex-guia de grupo, um amigo, uma pessoa especial. Vou ter saudades deles.


Depois a segunda-feira… com um final, mesmo bom. Além de me baterem no carro, ainda tive de ser magoado por alguém que amo muito… Mas que vida esta… Como não tenho outra… vivo esta com carinho, às vezes com angústia, outras com tristeza, muitas vezes com alegria, raramente com ódio e desprezo…


E a vida continua… os momentos negros não duram sempre… por isso que regresse o sol.


Beijos e sejam felizes…



Ah! Coloquei esta foto… porque sem dúvida, adorei a minha infância… e é esta que me dá sempre força para continuar e ser feliz…

quarta-feira, setembro 03, 2008

mais um recomeço...


Quase sem darmos por isso, as coisas vão lenta mas inexoravelmente retornando ao seu esquema de sempre. De novo os horários, de novo a arrumação dos hábitos, de novo aquela ansiedade para que chegue o fim-de-semana. Afinal nada mudou. Houve apenas uma pequena interrupção nos nossos hábitos!


Por nada ter mudado e por existirem hábitos tão bons e alternativas de vida tão interessantes… é que os escuteiros recomeçam… e com eles os meus dias mais preenchidos com a magia do que é ser Escuteiro.


Tudo recomeça… regresso na segunda-feira, com mais força e talvez mais feliz…


Beijos e sejam felizes…


Rodrigo, a caminho do primeiro acampamento deste novo ano escutista…

segunda-feira, setembro 01, 2008

Ser padre


De tempos a tempos surgue (mais activamente) na minha cabeça a ideia de ser padre, de me consagrar totalmente a Cristo.
Hoje e agora, estou nessa fase. Uma fase caracterizada por uma maior instropecção, uma maior analise dos prós e contras dessa decisão.
Hoje estou com a frase de João Paulo II, na cabeça: “Não tenhais medo de acolher a Cristo e de aceitar o seu pedido.” O que tenho é mesmo medo, talvez seja um fraco... mas tenho (ainda) receio do SIM. Como uma vez disse a minha grande amiga Sónia talvez tenha de crescer mais, de deixar as coisas amadurecerem... é o que vou fazer.



Beijos e sejam felizes…