terça-feira, novembro 02, 2010

Regresso ao blog no dia de finados.

Regresso ao blog no dia de finados. O dia que supostamente as pessoas deveria ir ao cemitério prestar uma homenagem aos seus entes queridos já falecidos. No entanto, por imperativo de calendário, costumamente é no dia 1 – Dia de Todos os Santos que se assiste às enchentes nos cemitérios.

Ontem passei o dia à porta de um cemitério (em campanha financeira para os escuteiros). Como bom observador que me considero, consegui detestar alguns grupos de pessoas que ontem resolveram prestar homenagem aos seus mortos. Então aqui ficam as minhas conclusões:

1- Os falsos - raramente vão ao cemitério, no entanto, no dia 1, não se esquecem do fazer. Visitam com ar triste e semblante carregado, não falam muito. Tentam demonstrar uma dor que já não sentem, se é que alguma vez a sentiram.

2- Os turistas – visitam por visitar, não têm nada contra o local, nem conheciam alguns dos mortos, aproveitaram o feriado e vieram ver a família, e vão com eles ao cemitério como fosse ao café.

3 – Os conscientes – visitam muitas vezes o cemitério, sentem a saudade dos seus entes queridos, vivem bem com a dor e a perda. Vão, rezam, colocam flores, uma vela, conversam com um ou outro conhecido e saem.

4- Os cuscos – estes apenas vão para poder ter assunto para o resto da semana. Visitam várias campas, anotam quem visitou o quê, quem colocou flores ou não... querem é conversa e poder falar mal dos vivos, normalmente morrem de medo dos mortos.

5- Os cool´s – Não ligam muito à morte, não verbalizam os seus sentidos, mas vão por arrastão de outro familiar ou amigo, respeitam, entram, estão um bocado e saem.

6- Os doridos – estes são aqueles em que ainda não fizeram o luto, vão e ficam, voltam, entram tristes, saem a chorar, normalmente não colocam velas, apenas flores e lágrimas.

Com este pequeno agrupamento de pessoas, não tenciono fazer qualquer critica a ninguém em especial, apenas analisar o que os meus olhos vêm e colocar tal visão em palavras.

Acabo com as palavras de José Saramgo:

"é difícil a um vivo entender os mortos, Julgo que não será menos difícil a um morto entender os vivos, O morto tem a vantagem de já ter sido vivo, conhece todas as coisas deste mundo e desse mundo, mas os vivos são incapazes de aprender a coisa fundamental e tirar proveito dela, Qual, Que se morre, Nós, vivos, sabemos que morreremos, Não sabem, ninguém sabe, como eu também não sabia quando vivi, nós sabemos, isso sim, é que os outros morrem."

Beijos e Abraços,sejam felizes...

7 comentários:

Anónimo disse...

Gonçalo mais do que pôr «rótulos» nas pessoas que vão ao cemitério no dia dos finados, é tentar compreendê-las.
Será que os «falsos» serão mesmo assim tão falsos? ;)
Será que os «turistas» serão mesmo «turistas»? ;)
Será que os «conscientes» serão assim tão conscientes? ;)
Será que os «cuscos» e «c.ª Ld.ª» serão também assim tão e tão? ;)
Ou será Gonçalo que a «sua campanha financeira para os escuteiros» não estaria a correr-lhe conforme o planeado? ;)
Surpreende-me essa atitude vinda especialmente de si: um CRISTÃO. Cristo não ensinou isto na sua Doutrina. Tem de estar mais atento. E o pe. Carlos devia também estar mais atento se em quem delega funções tem competência para tal. :((((
Lembra-se do que leu no livro «O Princípezinho»?
«O essêncial é invisível para os olhos».
Gonçalo andava zangado quando escreveu «Regresso ao blog no dia de finados»? ;)

Gonçalo disse...

Olá, Boa Tarde!

Gostei do seu comentário, e não, não andava zangado do dia de finados. Na altura questionei-me sobre tudo aquilo que escrevi no blog.

Não posso deixar de comentar a parte em que diz: "Surpreende-me essa atitude vinda especialmente de si: um Cristão". Sou Cristão, mas não sou parvo, ser Cristão não me tira a possibilidade de critico, de ver o mundo, de escrever sobre ele, de me interrogar, de ter vontade de "dar um murro" e abanar muitas das "fezadas" que existem por aí. Ser Cristão também é anunciar, evangelizar, revoltar-se, criticar, fazer crescer na fé...

Abraços...

Anónimo disse...

Meu caro escritor, explique então a este pobre ignorante o que é isso «de ter vontade de "dar um murro" e abanar muitas das "fezadas" que existem por aí»?
Refere-se às da sua paróquia? Ou fala na generalidade?
Um tema tb interessante. =)

Abraço

Gonçalo disse...

Caro visitante:

É um prazer falar consigo de novo, no entanto eu não sou escritor, nem o senhor será de certeza ignorante.

Falo principalmente da realidade que conheço... mas também me atrevo a ir mais longe.

Falta-nos uma fé madura, consciente, convincente... não uma "fezada", algo superficial, que apenas de alimenta de ritos (exemplo ir aos cemitérios), de promessas e procissões... nada contra. No entanto o caminho tem de ser outro, mais profundo.

É necessária uma maior formação dos leigos cristãos. É necessário preparar o "terreno" para um consciente encontro com Cristo... temos de deixar uma fé infantil e popular, para um fé adulta... e que faça mais sentido e eco na nossa vida.

Acho que este é o caminho... e neste sentido é que existe a Catequese de Adultos.

Abraços.

Anónimo disse...

Caro Gonçalo, realmente eu não sou um ignorante, mas todos nós na generalidade somos muito ignorantes. Que contradição!! =) Parece-lhe, não é assim?! De facto, não. =) Ninguém tem o monopólio do conhecimento. Passamos (os que passam, obviamente) grande parte da nossa vida em busca do conhecimento, da sabedoria. E não podemos ter a pretensão de dizer que sabemos tudo, porque na realidade não sabemos nada. Sabemos umas coisitas.. =) E isso não é mesmo nada, acredite. =) Mas vai permitindo-nos viver, e saber ir vivendo (outra questão bem difícil) com os nossos irmãos
Nascemos ignorantes e morremos ignorantes. Só um ser sabe tudo: Ele. E só Ele sabe tudo de tudo, e de todos nós! =)

Fale-me lá então agora do que entende por essa fé madura, e da catequese dos adultos.
Concordo consigo numa coisa: tb não sou muito apologista de certos ritos, que me parecem mais robts do que própriamente aquilo que deveriam ser. Enfim...

Também concordo na formação dos leigos cristãos. Infelizmente, e esta opinião é perfilhada por mais pessoas, nestes «leigos cristãos» há muito joio misturado com o trigo... :(((

Abraço em Cristo

Anónimo disse...

Caro Gonçalo esclareça-me, em que consiste a catequese dos adultos?

Abraço
João

Gonçalo disse...

Caro João:

Como os diz o Directório Geral da Catequese de 1997 "a Catequese de Adultos é uma forma privilegiada de catequese". Que têm três grande finalidades:
- preparação de adultos paraos sacramentos da iniciação cristã ( Baptismo, Crisma e Eucaristia )

- Aprofundamento a fé

- Vivência da fé comunitariamente e conscientemente.

Abraços.