sexta-feira, outubro 30, 2009

coimbra...


Sentes que um tempo acabou

Primavera de flores adormecida
Qualquer coisa que não volta que voou
Que foi um rio, um ar, na tua vida

E levas em ti guardado
O choro de uma balada
Recordações do passado
O bater da velha Cabra

Capa negra de saudade
No momento da partida
Segredos desta cidade
Levo comigo p’ra vida

Capa negra de saudade
No momento da partida
Segredos desta cidade
Levo comigo p’ra vida

Sabes que o desenho do adeus
É fogo que nos queima devagar
No lento cerrar dos olhos teus
Fica a esperança de um dia aqui voltar

E levas em ti guardado
O choro de uma balada
Recordações do passado
O bater da velha cabra

Capa negra de saudade
No momento da partida
Segredos desta cidade
Levo comigo p’ra vida


E acabou a latada...
Noite mágicas vividas junto ao rio, com Coimbra como cúmplice... Coimbra mexe comigo. Ao fim de tantos anos, tenho de admitir... Amo-te Coimbra...

do conhecimento...


Não conheço o meu destino,mas conheço o meu desejo. Não acredito no determinismo, no fatalismo... nem em botar as cartas! Acredito que muito do que farei e serei depende de mim, mas também sei que somos seres condicionados...Oh se somos! Façamos a nossa estrada com a determinação possível.

As vezes como é lógico e normal que as coisas não corram como desejamos/esperamos. Mas é sem duvida um tempo maior de paz de espírito este que quero viver/sentir/captar.

As coisas boas podem durar mais tempo, desde que não nos fragilizemos por dentro, por pequenos nadas. Nem todos podem pensar como nós, as coisas para resultarem têm de ser compreendidas, pensadas, reflectidas... é tempo de sossego e de paz. Não existe necessidade de forçar coisa alguma, querer viver tudo hoje e agora... Também não existe necessidade de preencher a vida, os momentos com mais e mais pessoas...

Penso assim? Sim, penso. Apesar de muitas vezes passar da teórica à prática não é assim tão simples. Mas este pensar, colocado em prática coloca-me numa posição de equilíbrio. E isso sim, é fundamental.

Tenham um óptimo fim de semana.

Beijos e sejam felizes.

quarta-feira, outubro 28, 2009

viver...

As relações humanas são tudo menos fáceis. São demasiado complexas para que se possa analisar um comportamento em função de um outro. Podem-se enquadrar em grandes grupos, todavia cada caso é um caso. São ilhas com fauna e flora muito próprias.
E eu estou farto de gerir absurdos...
Só se vive uma vez, não é?

terça-feira, outubro 27, 2009

"Se compreendêssemos, nunca mais poderíamos julgar"
André Malraux
Adorei esta citação...

viver...


A imortalidade não é atingida pelas coisas que deixamos para trás, mas pode também ser alcançada através das pessoas a quem a nossa vida tocou de alguma forma. Hoje há inúmeros recursos que podemos aproveitar para nos mantermos jovens e cheios de energia. No entanto, há uma formula muito antiga que, quanto mais a usamos, mais o tempo se torna infinito, como bem disse o poeta Henry Van Dyke: “O tempo é muito lento para os que esperam, muito veloz para os que têm medo, muito longo para os que sofrem, muito curto para os que se que alegram. Mas para os que amam, o tempo é eterno.”

E porque tudo isto? Porque estamos em período de latada, e porque mais um ano que estou todas as noites no parque da Canção. É verdade que agora vivo a latada, por razões de voluntariado e não por estudante. Mas lá, no meio de tanta gente, de tantos excessos, volto a reviver bom momentos, momentos imenso... e vivo tudo de novo, agora com outra clareza, outra forma... Não quero ser imortal, mas quero viver muito e bem.

Beijos e sejam felizes...

sexta-feira, outubro 23, 2009

vamos à diversão...


Na medida em que somos finitos, tudo tem um valor imenso para nós. E sendo assim, é sempre tempo de tudo. A nossa vida não é feita de épocas, mas sim um contínuo.

Não há coisas para as quais já não temos idade e muito menos para pensarmos que ficamos ridículos por as admitir ou por as viver. Não é preciso fazer um desenho, pois não?!

Este post não é nem pretende ser uma boca para ninguém... mas apenas uma explicação, aqueles a quem se calhar nem preciso de explicar nada...

Devemos sempre de viver a nossa vida, com alguma coerência... e equilibrando as doses de loucura, com doses de empenho e responsabilidade. Só assim faz sentido viver... e lutar todos os dias para sermos felizes...

Bom fim-de-semana.

Beijos e sejam felizes...

quarta-feira, outubro 21, 2009

da solidão... da folia...


Gosto de pensar longamente nas coisas, não tendo qualquer pressa de chegar a uma conclusão. Confesso que até adio demais qualquer resolução. Faço-o sobretudo em dois momentos: quando à noite o sossego invade a casa e quando conduzo.

São os momentos em que tenho mais tempo para mim.

O que é cada vez mais raro. Ando com a minha vida cheia de coisas e de pessoas. Os tempos em que estou sozinho são cada vez menores... e logo eu que aprecio tanto o meu canto, o estar sozinho.

Hoje pelas 0h começa uma nova semana de Festa na cidade de Coimbra – A latada, a apresentação dos caloiros à cidade. Coimbra ganha muita vida, muita luz, muita alegria, muita confusão... 5 dias de excessos, de confusão... por 5 dias perdesse o encanto da tranquilidade no anoitecer da cidade...

Boa latada...

Beijos e sejam felizes...

segunda-feira, outubro 19, 2009

as pessoas...

Alturas há em que desiludido dos homens se procura conforto nos animais, porque esses são capazes de nos surpreender no muito que conseguem dar. É que os bichos têm uma vantagem em relação aos humanos... conseguem ser naturais. Conseguem ser naturalmente afectivos, reconhecidos e comunicativos. Alguns até entendem o nosso estado de espírito.
Hoje sinto-me cansado do fim-de-semana, quero férias...
Beijos e sejam felizes...

segunda-feira, outubro 12, 2009

adulto a brincar...


Foi um fim-de-semana grande. Grande em afectos, grande em festas, grande em reunião de amigos e partilha. Brinquei muito, voltei a ser crianças em alguns momentos. Inicio mais uma semana de cara alegre e sorriso nos lábios...

É bom ser-se adulto sem se perder o sentido da brincadeira. Que importa que nos chamem o que quiserem, se nos conseguimos divertir e sentir por momentos que retornamos aos tempos da despreocupação, de uma entrega total que nos fazia esquecer tudo o demais.

Não se preocupem, brinquem... que faz muito bem!

Beijos e sejam felizes...

sexta-feira, outubro 09, 2009

vamos para o mar...


Vivemos um tempo de imediatismo primário. Não se distingue entre o essencial e o acessório, entre o permanente e o efémero, entre o necessário e o dispensável, isto é, não se avaliam as aquisições, nem se dá valor ao que se prescinde. Conta apenas o momento. Tomar o presente pelo futuro é erro crasso.

Mas é um erro que acontece vezes demais. Estamos na era do simplismo. Tudo tem de ser cómodo, rápido e de preferência fácil. Parece que já não há tempo para parar, para pensar, para sofrer, para chorar.
Vivemos dias e tempos tão apressados que o simples “estar triste”, é visto de esguelha. Somos uns cool´s, não podemos fracassar, ir abaixo, desistir, não lutar... Não quero dizer com isto, que não devemos ir a luta, continuar o caminho... mas será assim tão negativo, um paragem, um momento de nostalgia?

Penso que não... chorar, parar... para voltar a andar, faz bem, faz-nos mais fortes e mais capazes... Vivemos tempos imediatos... a mudança, pode ser possível, se começar por nós... está mesmo a nossa mão...
Neste fim-de-semana de eleições, nada melhor do que sair para fora... esquecer estes tempos de mentira, de promessas, de populismo barato.
Deixemos tudo para traz e rumemos para a praia... nesta altura do ano está mais vazia, mais tranquila, vamos ouvir o mar, escutar as ondas... e regressar para ver quem vai mandar na nossa autarquia e regressar para mais uma semana, mais serenos, mais felizes... melhores...
Bom fim-de-semana.

Beijos e sejam felizes...

quarta-feira, outubro 07, 2009

novo caminho...


Há quem defenda o contrário, mas acredito que há sempre uma segunda oportunidade. Preciso é acreditar e fazer tudo para que o sonho ou o desejo sejam alcançados. Lute-se enquanto se tiver forças... porque um dia, até essas forças nos abandonam.

Depois de um dia completamente destroçado, regressei com mais força e vontade de andar em frente...

Sou sempre assim... caiu e depois levanto-te mais forte e melhor...
Obrigado a todos aqueles que tiveram comigo...

Beijos e sejam felizes...

terça-feira, outubro 06, 2009

Fim de semana FANTÁSTICO!!!


Este fim-de-semana prolongado estive no acampamento de inicio do ano escutista 2009/2010. O medo da mudança (mudei da terceira para a quarta secção), fazia me olhar par aquele acampamento com receio, algumas angustia.

Foi recebido e recebi o novo grupo de escuteiros, com a magia e simplicidade que só é possível num acampamento escutista. Uma actividade onde caminhei/amos imenso, onde existiu tempo e espaço para muitas conversas soltas... Onde cresci por dentro e conheci melhor o “meu grupo” e como eles conseguem ser grandes, imensos... imensos de entusiasmo, de alegria, de vontade...

Nem tudo correu bem, existiram excessos, própria da inexperiência de todos... mas foi gratificante ver como dos maus momentos, depois de devidamente falados e plasmados... retiramos uma grande lição para continuar em frente e fazermos caminho juntos...

Hoje acordei mais triste, não do acampamento, mas sim de um ou outro aspecto que o tempo me fez ver com maior clareza e também porque quando conhecemos e gostamos mesmo de uma pessoa.. as suas preocupações são as nossas, vivemos as suas tristezas, as suas angustias, os seus medos... Estou contigo!!!

Há dias em que me basto com o difuso...a nitidez ofusca e perturba-me. Há dias em que precisamos de desligar. Há dias em que o fazer de conta nos acalma. Há dias que devemos pensar que comandamos a nossa vida. Há dias...não é??!!

Há dias assim, que depois de um momento feliz e bom, acordamos mais tristes, mais sozinhos... amanha será outro dia... e tenho a certeza que muito melhor do que hoje...

Beijos e sejam felizes...

sexta-feira, outubro 02, 2009

à sininho...

Começou pela magia de um encontro
que acontece uma vez cada milhão
ai, é que os olhos
não vêem como vê o coração
Devagar, pintei as cores da minha vida

pouco a pouco deste o tom do teu viver
ai, e o tempo
levou-nos na aventura de crescer
descobrir cada gesto,amar, esquecer o resto,e fez de nós
amigos a valer

Muita vez busquei o abrigo dos teus braços
que os fracassos doem mais se estamos sós
ai, e hoje
não passo sem o som da tua voz

E se um dia fores no rasto de uma estrela
ninguém vai notar que outra luz se acendeu
ai, e eu ao vê-la
serena entre o azul escuro do céu
vou sentir a magia
o encontro e a alegria
que fez de nós
amigos a valer

Vem à minha estrela
ver um palmo só de chão
vem sentar-te nela e ver o mundo
rodar, sofrer, amar, nascer, morrer
e nós ali
amigos a valer.

Um poema do Fernando, para a "minha" Sininho...

Bom fim de semana...

Beijos e sejam felizes...