sábado, agosto 29, 2009

amo-te Lisboa...



Enquanto o mês de Agosto se vive intensamente nas praias de Portugal, Lisboa vive tranquila.


Uma Lisboa mais silenciosa, mais brilhante e mais calma. A frescura do Tejo, os reformados nos jardins, os restaurantes vazios, as sombras nas esplanadas, as praças de calçadas pintadas a preto e branco, os amarelos da Carris, lânguidos, a subirem as colinas.


Uma Lisboa para lisboetas. Para se ver e viver, como turistas. Para apreciar.


Amo-te Lisboa...


Beijos e sejam felizes...

fim de férias...



No palco da vida... as sessões são contínuas! Os que nos pagam os salários, mas a quem verdadeiramente sustentamos, exigem que a peça seja ininterruptamente levada até ao fim. O cenário está montado até que a exaustão encerre o teatro!



E assim passo os últimos dias de férias... o recomeço aproxima-se. Estes dias na Aldeia do Meco e Lisboa, servem para recarregar energias... e para receber um novo ano, com um sorriso...



Beijos e sejam felizes...

terça-feira, agosto 25, 2009

destino...

Tudo é eterno... enquanto dura! Não vou ao ponto de reduzir e afirmar que o importante (e o bastante...) é viver-se o momento, é viver-se o dia a dia, mas por vezes é o que apetece fazer.


Será o sonho uma forma de nos livrarmos das nossas frustrações, ou será uma forma de as adensarmos ainda mais?


Não, não sei mesmo… E não, não estou triste, nem nostálgico… tenho tido dias bons demais, tenho andado com pessoas fantásticas… para pequenos nadas me atormentarem e me entristecerem… E claro que me tocam, mas já chega de sofrer e viver ilusões… é tempo de ser claro e uma vez na vida… acreditar.

Faço do destino a minha esperança…

Beijos e sejam felizes…

escutismo e eleições...

Foi com alegria que vi dedicada a revista oficial do Corpo Nacional de Escutas – Flor-de-lis, ao tema das eleições legislativas e autárquicas.

Pelos Estatutos do Corpo Nacional de Escutas, CNE não se identifica com qualquer ideologia político-partidária nem se integra em qualquer organização que subordine a sua acção a tal ideologia.

É claro que os elementos constituintes desta associação têm, como cidadãos que são, as suas bases político-partidárias, como é lógico e lícito poderão existir elementos militantes ou mesmo participantes da vida activa do poder local ou central – desde que, como adverte o regulamento, não estejam em posição de chefia - nestes casos devem pedir a sua saída temporária do movimento.

Depois desta introdução, é altura de reflectir o porque do interesse do CNE, dedicar um revista ao tema das eleições. Porque como associação que tem por meta, através do método de educação não-formal, construir um mundo novo, onde os jovens sejam co-responsáveis, úteis, capazes… é também sua missão educar para participação cívica dos seus elementos nas decisões a que são chamados a se pronunciar.

É sua “obrigação” promover acções de apelo ao voto, nas próximas eleições legislativas e autárquicas. Não é sua missão, realizar qualquer campanha eleitoral partidária, mas sim realizar campanha de não abstenção.

Parte da chefia, a consciencialização que também educa para a cidadania se não se abster de votar e estimular a participação dos elementos com idade para tal acto.
Também assim estamos a educar e a fazer a diferença. O que achas?

Beijos e sejam felizes…

sábado, agosto 22, 2009

aos meus amigos...

“Um dia a maioria de nós irão separar-se. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos. Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido. Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, segue a sua vida. Talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe... nas cartas que trocaremos. Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices... Aí, os dias vão passar, meses...anos... até este contacto se tornar cada vez mais raro. Vamo-nos perder no tempo... Um dia os nossos filhos verão as nossas fotografias e perguntarão: "Quem são aquelas pessoas?" Diremos... que eram nossos amigos e... isso vai doer tanto! Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida! A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto... reunir-nos-emos para um último adeus de um amigo. E, entre lágrimas, abraçar-nos-emos. Então faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida, isolada do passado. E perder-nos-emos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"

Adoro-vos… e não sei mesmo viver, sem vocês…

Beijos e sejam felizes…

segunda-feira, agosto 17, 2009

abraça-me bem...

Levantas o teu corpo cansado do chão
Afastas esse peso que te esmaga o coração
Abres uma janela e perguntas-te quem és
Respiras mais fundo e enfrentas o mundo de pé

Eu venho de tão longe e procuro há mil anos por ti
Estendo a minha mão até te sentir
Não sabemos nada do que somos nós
Mas sabemos tanto do que muda por não estarmos sós

Abraça-me bem

Levantas os teus olhos para me olhar assim
Procuras cá dentro onde me escondi
E eu tenho medo, confesso, de dar
O mundo onde guardo tudo o que mais quis salvar

Tu dizes que não há outra forma de ficarmos perto
Não há como saber se o caminho é o certo
Só pode voar quem arriscar cair
Só se pode dar quem arriscar sentir

Abraça-me bem




Existem dias que acordamos mais frágeis. Não significa isto que sejamos fracos, apenas que vacilamos e precisamos de um abraço forte, um carinho especial…

Hoje estou assim necessitado de um afecto. Não estou triste, acho que apenas e só cansado. Cansado de tudo… mas claro, cansado de falsos sentimentos… Ainda gostava de saber, porque as pessoas são tão más e tão falsas. Gostava de saber o que custa ser frontal e directo… Claro que a frontalidade as vezes magoa… e a mentira? Essa além de magoar, destrói…

Mas pronto… acredito que amanha, volto a estar bem… a pensar e a sonhar, que as pessoas podem ser boas… que existem sentimentos verdadeiros… que não vivemos de aparências e com mascaras… e que aqui e agora ainda se podem encontrar seres humanos excelentes…

Beijos e sejam felizes…

quinta-feira, agosto 13, 2009

cheira-me...

Acabou o VI Jamboree das Beiras, uma semana completamente dedicava ao melhor da vida – o escutismo. Dias fantásticos, onde o espírito de grupo esteve sempre presente. Levo comigo tantas caras novas e tantos momentos únicos. Quem lá esteve vai mais rico, quem não foi, não sabe o que perder…

“Neste Jamboree atlante vou ser
E crer num sonho ser feliz a valer
Seguir o diário e ser o primeiro
A entrar na aventura, é ser Pioneiro
Vou gritar bem alto a minha canção
E levar comigo o meu guardião
Viver o valor que por vós foi mudado
Com todo o meu povo sempre a meu lado

Tantarantam tantaram tantarantam tantaratantam tantarantam
tanraram tantararararararara.”


O refrão do hino da III Secção, ilustra bem os momentos fantásticos por lá vividos. Agora resta-me recuperar as baterias e começar a preparar o próximo ano. A quarta secção espera-me… Até breve III Secção… já tenho saudades vossas pioneiros/as! São escuteiros/as fantásticos/as!

E agora começam as férias… até Setembro, momentos de solidão, de alegria, de partilha, de noites à conversa, de praia muita praia…

Cheira-me a calor, a óleo de coco, a sardinha assada, a mar, a areia da praia, a excitação, a perfume, a corpos suados, a alegria, a magia… cheira a verão…

As férias têm esse condão... não nos fazem sentir desligados das pessoas de quem gostamos. E hoje em dia os meios ao dispor para que possamos manter contacto são infindáveis. Nestas férias, estarei com cada um de vós, enfim… vou ter tempo...

Beijos e sejam felizes…