sexta-feira, maio 29, 2009


"Toda a paixão é, por natureza, triste, porque mortal. O prolongamento da vida acentua essa mortalidade e obriga-nos a trabalhar o amor com o afinco de uma obra de arte - que depende muito mais de imaginação e vontade do que dessa celebrada deusa nunca vista chamada inspiração
."

Inês Pedrosa, in Expresso

dia feliz...


Sempre chega o dia em que de uma forma ou outra partimos. Falo por mim... sou avesso à mudança. O corte é sempre penoso. Há um certo vazio que toma conta de nós, a melancolia reganha novas forças. Olhamos uma vez mais o que vamos deixar e, com amargura, viramos costas e seguimos. Amanhã é dia de novo.

Hoje é um dia feliz... libertarmo-nos de algumas coisas, só dá vida à alma... e maior felicidade à vida.

Hoje sinto-me solto e feliz...

Beijos e sejam felizes...

terça-feira, maio 26, 2009

uma noite...


Foi uma noite fora do normal. Divertida. Diferente... sem complexos! Claro que nos amamos. Só quem ama se permite a esta clareza de espírito e abertura de conversa.

Ontem amamo-nos... e hoje? Talvez não...

Beijos e sejam felizes...

segunda-feira, maio 25, 2009

proximo do Pentecostes...



E porque não acreditar sem ver?



retirado do site esssejota

mais 7 dias...


E uma nova semana agora começa… Este foi uma fim-de-semana tranquilo… a paz que tanto necessito esteve mais próxima de mim, este domingo. Um dia passado em família, no aconchego do lar, sem stress, confusões, sem pessoas… apenas e só em casa… no meu canto.

O tempo nasceu cinzento. Assim como o estado geral de muitas das pessoas. Aliás a tristeza parece ser mesmo o sentimento geral da comunidade. Uma apatia, melancolia que parece já fazer parte da nova realidade em que vivemos.
Nós temos de ser a mudança, essa mudança que é necessária, para que o sol não ilumine apenas a terra, mas também nos ilumine a nós. Já uma vez falei, sobre a necessidade, neste tempo de crise, de sermos um, de vivermos mais com os outros e também para os outros. Um cliché que muito nos pode fazer mudar de atitude será mesmo este: “uma tristeza partilhada é meia tristeza…”.
Precisamos de desabafar com o, sofrer com o outro, sorrir com o outro, partilhar com o outro.

Necessitamos de viver mais a “nossa rede social”, precisamos dos nossos laços, dos nossos conhecidos e amigos, sem eles não somos nada. A necessidade de agregação é tão antiga como a nossa própria existência. Somos seres sociais, temos necessidade do outro, e é no outro que podemos vencer toda a espécie de inércia que nos invade.

Gandhi, líder espiritual budista, escrever um dia: “Nós deveríamos ser a própria mudança que desejamos ver no mundo. Não vale a pena exigir dos outros aquilo que nós próprios ainda não tivemos coragem de mudar”.

Deixo-vos hoje com este pensamento… é altura de fazermos alguma coisa, sempre pensando na globalidade e não apenas em nós mesmo.
E tempo de mudar…

Beijos e sejam felizes…

sexta-feira, maio 22, 2009

citação actual...

Uma sociedade inteira vive mergulhada num mundo de facilidades e aparências, afogada em sms, mails, blogues e redes sociais, onde procura criar uma estranha forma de vida e de relacionamento humano, que garante o contacto e o sucesso imediato e dispensa o incómodo que é enfrentar a vida real, sem ser a coberto do anonimato ou do disfarce hipócrita, e sem ter de assumir as consequências dos seus actos nem o vazio de passar por aqui sem ter feito nada de útil para os outros.


Miguel Sousa Tavares, in Expresso

eu sei...

Se eu voar sem saber onde vou
Se eu andar sem conhecer quem sou
Se eu falar e a voz soar com a manhã
eu sei...

Se eu beber dessa luz que apaga a noite em mim
E se um dia eu disser que já não quero estar aqui
Só Deus sabe o que virá,
só deus sabe o que será
Não há outro que conhece tudo o que acontece em mim

Se a tristeza é mais profunda que a dor
Se este dia já não tem sabor
E no pensar que tudo isto eu já pensei
Eu sei...

Se eu beber dessa luz que apaga a noite em mim
E se um dia dia eu disser que já não quero estar aqui
Só Deus sabe o que virá,
só Deus sabe o que será
Não há outro que conhece, tudo o que acontece em mim

Se eu beber dessa luz que apaga a noite em mim
E se um dia eu disser que já não quero estar aqui
Na incerteza de saber o que fazer o que querer
Mesmo sem nunca pensar que um dia vais passar
Não há outro que conhece tudo o que acontece em mim



Ontem passei a noite a ouvir pessoas cantarem, umas melhores que outras. Esta canção de Sara Tavares – Eu sei – foi interpretada duas vezes.

Ontem também não foi uma noite totalmente feliz, estava sem a tua presença, a tua magia... e sem duvida que estava com vontade de não estar ali.

“Na incerteza de saber o que fazer o que querer
Mesmo sem nunca pensar que um dia vais passar
Não há outro que conhece tudo o que acontece em mim”

Esta é a incerteza que invade o meu ser, a incerteza da tua presença, a inconstância dos teus sentimentos, a fugacidade de tudo isto... Por vezes acho que ter-te é mais difícil que não estares ao pé de mim, por vezes acho que perder-te seria a felicidade... Não sei o que pensar, o que viver...

Interessante... nunca pensei poder dizer tão claramente, como hoje... gosto demais de ti...

Bom fim-de-semana.

Beijos e sejam felizes...

terça-feira, maio 19, 2009

encontrar-me...

Um dia destes vou encontrar-me comigo. Fechar os olhos e olhar para mim, a ver se Te encontro. Suspeito que sim. Porque dentro de mim tenho visto mais luz, mais silêncio, mais esperança, mais desafio. Que me parecem ser os traços do Teu rosto. Um dia destes vou ficar assim, quieto por um momento.
O silêncio agrada-me...
Beijos e sejam felizes...

segunda-feira, maio 18, 2009


"As Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!"

Bob Marley


Uma citação interessante...

...



Por momentos fico assim, perdido na lembrança delinear de um beijo... do teu beijo...

É altura de ser feliz...

a ternura...


A ternura é dos sentimentos mais nobres que podemos manifestar. Não tem que necessariamente andar ligada à amizade, nem ao amor, mas pode bem coexistir com eles. Pode ser, pois, um sentimento que neste aspecto caminhe isolado. A ternura é por definição não interessada. Esse é o seu aspecto nobre.

Sentir ternura por alguém é único e suficientemente bom...

Vamos viver na ternura... Boa semana...

Beijos e sejam felizes...

quinta-feira, maio 14, 2009

Bocas que intoxicam... as procissões


Ouvimos tanta coisa contraditória que se torna difícil fazer uma síntese e separar a parte aproveitável da outra. Somos continuamente intoxicados por sound bytes melífluos que apenas se destinam a desviar a nossa atenção do essencial... e o que é mais triste, é que a maior parte das vezes conseguem-no!

É exactamente isto que tem acontecido na minha terra natal. Tudo, porque surgiu a ideia, no meu entender brilhante, de mudar as procissões de Nossa Senhora de Fátima do mês de Julho, para o mês de Maio – o mês de Maria.

O ridículo da situação é existência de alguns católicos ditos conscientes e activos na vida da paróquia, ou melhor activos no burgo onde residem, e na capela que ali se encontra, e que não entendem que a decisão da mudança do mês da procissão, não se prende com nenhuma questão de pura batalha contra ou a favor deste grupo de católicos. Mas sim com uma questão de lógica liturgia. É lamentável que se suje uma procissão mariana com discussões mesquinhas e ridículas, que apenas e só, mancham e trazem a luz do dia, a falta de evangelização, de vivência cristã e de sentido de comunidade de muitos dos ditos católicos conscientes.

Agora é só esperar que no sábado e no domingo, a inteligência, a fé, a caridade tomem lugar, e que de uma vez por todas se deixem cair os bairrismo, a hipocrisia, a mesquinhez de espírito... Que neste fim-de-semana todos à sua maneira possam conscientemente fazer festa a Maria e no acto de puro respeito por Ela e pelos outros vivam a sua fé...

Beijos e sejam felizes...

quarta-feira, maio 13, 2009

sonhos...


Há muito tempo que não me lembro de sonhar nada. Dizem que sonhamos todos os dias mas nem sempre nos lembramos dos sonhos.

Hoje lembro-me perfeitamente que sonhei.

Estavas lá e tinhas um sorriso mágico.

Depois quando acordei, tinha uma mensagem com a seguinte frase:
“Em cada um de nós há um segredo, uma paisagem interior com planícies invioláveis, vales de silêncio e paraísos secretos.” Saint – Exupéry

Talvez tenha sido a despedida...

Beijos e sejam felizes...

terça-feira, maio 12, 2009

à escuta...

“O nosso dia-a-dia está cheio de sons e ruídos, vivemos constantemente rodeados dos barulhos mais diversos: automóveis, todo o tipo de máquinas e aparelhos, os sons da cidade, a televisão ou o rádio sempre ligados, dentro de casa, no escritório, nas lojas e até nos transportes públicos. Ouvimos constantemente, mas temos pouco espaço para escutar: deixar-nos tocar pelo que está à nossa volta, numa atitude mais activa do que passiva, que exige esforço… e silêncio, esse vazio no qual somos confrontados connosco mesmos, sem artifícios nem fuga possível. Só no silêncio – que não é apenas ausência de barulho – podemos escutar a nossa interioridade, prestar atenção aos nossos sentimentos e desejos mais profundos (sem rotulá-los facilmente como “bons” ou “maus”) e com eles perceber para onde caminhamos.
Do silêncio e da escuta nasce também o diálogo: dispor-me a acolher o outro, inteiro, no que ele tem para dizer e para dar, sem procurar impor-me ou sequer buscar o meu próprio interesse na conversa. Este encontro verdadeiro pede coragem: todos nós já fizemos a experiência de, numa viagem de carro a dois, preferir ligar o rádio a arriscar o silêncio… Mas também as palavras podem ser ruído, poluição sonora, se não brotarem da nossa profundidade, se permanecerem na superficialidade da conversa de circunstância ou do discurso politicamente correcto.”

Um texto interessante…

Fica um convite, vamos viver à escuta?

Beijos e sejam felizes…


PS: retirado do site dos jovens jesuistas

segunda-feira, maio 11, 2009

TU!


Só o impossível é digno de ser sonhado.

O possível deixa-se colher no dia a dia fácil de cada um...

Mesmo podendo ser impossível, é por ti que vou estar sempre esperar...

Outras pessoas aparecem... fugazes... por vezes até parece que vou ser feliz com alguma delas, mas só depois reparo... que só tu, só mesmo TU, me fazes bem!!

queima...


E regresso hoje a mais um dia de trabalho. Depois de alguns dias de “férias” e de muita diversão na Queima da Fitas 2009... regresso à tranquilidade... Hoje o dia acordou a chover, hoje também não estou muito bem disposto... não me agradam nada as segunda-feiras...

No caminho para o trabalho, passei pelo Queimodromo, e vim a pensar, na diversão... e de como a queima de 2009 me tocou tão pouco. É verdade que já não sou estudante a tempo inteiro. Mas achei que o convívio este ano estava mais frio, menos emotivo... Gostei de uma ou outra noite, de um ou outro encontro... mas mais nada além disso...

A Queima é por definição, a época dos excessos, alguns bem para lá do que é tolerável... Também a época da saudade, do adeus... a uma cidade que acolhe com carinho e com muito calor cada estudante seu. Apesar de não ser um amante desta cidade, tenho de admitir que Coimbra recebe de uma forma especial cada estudante...

Na sexta-feira à noite, na espera para mais um jantar, estava rodeado de pessoas especiais e com a lua como companheira fiel.. A lua imensa parecia que nos absorvia a todos no seu encanto. Coimbra à noite torna-se uma cidade especial, mais verdadeira, mais limpa, mais próxima de mim.

Deixei a última noite do parque, com um rasto de saudade, dos anos que vivi esta época intensamente, saudades das pessoas que já perdi, saudade talvez até daquilo que não vivi...

Beijos e sejam felizes...

quinta-feira, maio 07, 2009

sossego...


Para sossegarmos precisamos de estarmos encontrados connosco. Precisamos estar de bem. Isto nada tem com sermos bonzinhos! Tem sim a ver com uma identificação e um reencontro interior. Só isso possibilita o repouso. E afirmo-o mais uma vez: é simplesmente revitalizante.
Estes últimos dias têm sido de uma paz nunca antes vivida.

O sol e o afastamento de fontes de desestabilização potenciam isso mesmo... o regressar às origens, à serenidade, e a vida continua... de forma calma e descontraída... viver sabe bem!

Beijos e sejam felizes...