terça-feira, março 31, 2009

6 anos depois...


“Uma viagem Espiritual” é um livro da autoria de Billy Mills e Nicholas Sparks. Li pela primeira vez em 2003, hoje por razões várias peguei nele e recomecei a sua leitura. Em 2003, com os meus 20 anos, lembro-me de não ter percebido algumas partes. Hoje peguei e reli excertos que na altura tinha sublinhado e é interessante constatar como passados 6 anos... percebo mais claramente algumas passagens... O livro de uma forma muito genérica fala de felicidade, da busca desse elemento fundamental da nossa vida.

A viagem que fiz em 2003, fez-me olhar para o livro com alguma reserva, não percebia como alguém poderia não ser feliz... Hoje reconheço como por vezes, a felicidade é algo muito abstracto...

Diria mesmo que a felicidade não existe como elemento isolado e permanente, existem sim, momentos felizes... a busca da felicidade autentica é um caminho sem chegada... Aproveitar cada momento e vive-lo intensamente é que faz todo o sentido.

“Temos de perceber o significado da felicidade antes de sermos felizes. Tal como uma viagem, não chegamos ao fim se não soubermos para onde vamos. A felicidade, embora mal interpretada pela maioria das pessoas não é algo que seja difícil incluir na nossa vida. Uma vez que tenhamos compreendido o que ela é, seremos capazes de melhorar todos os aspectos da nossa vida.”

Como me revejo claramente neste pequeno excerto.

É tempo de sermos felizes... será que conseguimos? Hoje respondo, que sim. E tu?

Beijos e sejam felizes...

segunda-feira, março 23, 2009

amar-te...


No meu coração sobra o sentimento entre uma vontade e um paixão sem limites. Dizem-me que vivo e morro por amar-te. Amor! Será o que sinto e suspiro infinitamente eterno. Acho que sim. Mas que não me cega. Acho que poderias chorar ao ponto de encher um mar, que não deixaria de achar maldita a hora de amanhecer sem ti sem ter medo de ter medo à tempestade. Porque escondes o olhar? Porque te calas com a noite? Porque nunca me perguntas se estou feliz? Sabes que sim, não é? Julgas que sabes. Julgam sempre que sabem. Tens razão. Talvez esteja feliz!

Beijos e sejam felizes...

domingo, março 22, 2009

Igreja e as camisas..



“Se não há alma, se os africanos não se ajudam, não se pode resolver o flagelo (da sida) com a distribuição de preservativos” disse o Papa Bento XVI, a caminho do continente Africano.


Palavras que foram amplamente divulgadas pelos meios de comunicação social, numa espécie de campanha anti-clerical. Mas será o Papa estúpido ou totalmente inculto? Eu acho que nenhuma delas. Acho que a Igreja tem como missão prioritária evangelizar, segundo um conjunto de valores que considere validos e dignos para a pessoa humana. Não deve estar intimamente ligada ao pensamento de um pais e as suas políticas. A missão da Igreja é claramente outra, a construção de novos valores morais e humanos.


É uma extrema idiotice, proibir ou fazer campanha contra o uso de preservativo… mas também não foi isso que o Papa fez, ele simplesmente foi ao fundo da questão. A Sida não se resolve apenas e só com o uso de preservativo, é necessário mais, muito mais

.
O Papa está atento às causas e não apenas às consequências. Daí o conselho para a humanização do sexo. A sua afirmação não é novidade, mas dizê-lo a caminho de África, onde a SIDA é um grande flagelo, pode ter comprometido a viagem.


“Antes de se despedir dos Camarões, Bento XVI disse a doentes com SIDA, malária e tuberculose: “Sei que junto de vós a Igreja Católica está fortemente empenhada na luta contra estes terríveis flagelos.”. A própria ONU reconhece que a Igreja Católica tem um papel de relevo no combate às vítimas da SIDA. Mais de um quarto das instituições ligadas ao tratamento de doentes com SIDA é da iniciativa da Igreja Católica. Enquanto isso, os fazeres de opinião contentam-se com as criticas ao Papa e lavam as mãos, como nada mais lhe comovesse o coração diante de quem sofre e morre de SIDA. “ (Rui Osório)


Lá sabem por que é que o anticlericalismo se serve frio!


Beijos e sejam felizes…

quinta-feira, março 19, 2009

Perguntam-me sempre se estou bem.

Mas nunca me perguntam se estou feliz!

Estranho!?

Beijos e vamos seres felizes...

Adoro este sol...

Excertos perdidos - as minhas leituras VII



"O PS já ocupa todos os altos cargos públicos, faz lembrar o Zeca Afonso: 'eles comem tudo'".

Nascimento Rodrigues, provedor de Justiça, "Visão", 19-03-2009

segunda-feira, março 16, 2009

boa semana...


"Viver é a coisa mais, rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe." (Oscar Wilde)

Hoje recebi esta frase por telemóvel. Não é uma frase desconhecida, mas acho que até faz sentido ser lida numa segunda feira. Iniciamos mais uma semana, é tempo de viver e não apenas existir. Iniciamos a semana com sol, as pessoas encontram-se mais calorosas, mais contentes, enfim... um pouco mais felizes...

O fim-de-semana foi passado da melhor forma possível. Sexta feira passei a noite em mais uma actividade escutista, no sábado acabei a noite ao sabor das danças latinas... grande noite. Ontem, um dia passado em família... algo que curiosamente já tinha saudades... a família é mesmo o ninho de afectos.

Este fim-de-semana, também foi importante para aprofundar relações... conquistar e criar maior cumplicidade com os amigos que ocupam o meu coração... aqueles seres raros e únicos, que amo verdadeiramente..
.
A viver é mesmo a melhor forma de existir...

Beijos e sejam felizes...

quinta-feira, março 12, 2009

Leda...



A Leda é o mais recente membro da família. Chegou a Pampilhosa na terça-feira e já está super integrada no novo lar.


A Leda tem o João como padrinho e a Filipa como madrinha... é uma gata verdadeiramente fantástica... ora vejam e comprovem...

nó...



Nó é uma palavra ambivalente. Tanto pode significar a existência de um problema, como reflectir a ideia de ajuda. No dia a dia também podemos criar as condições para enveredarmos por um sentido ou por outro da nossa vida. Parte dessa escolha reside em nós.


Beijos e sejam felizes...

terça-feira, março 10, 2009

desejos...


O desejo é das pulsões mais fortes da pessoa, ele é inerente à vida que se quer vida. Daí que quando veja certos movimentos, não sei em nome de quê nem de quem, a quererem castrar o desejo, apetece-me chamar-lhes a plenos pulmões... TORQUEMADAS!!! Já passou o tempo miserável dos eunucos e dos castrati...

Hoje apetece-me concretizar os meus desejos... é do sol e da vontade de sorrir e viver...

Beijos e sejam felizes...

segunda-feira, março 09, 2009

...


"Sim, é uma horrenda injustiça. Eu faço uma grande distinção entre as pessoas. Escolho os amigos pela aparência, os conhecidos pelo carácter e os inimigos pelo intelecto. Nunca é demais o cuidado que se põe na escolha dos inimigos. Não quero um que seja parvo. Todos eles têm uma certa intelectualidade, e, por conseguinte, todos eles me apreciam. É ser muito vaidoso? parece-me que é sê-lo um bocadinho."

Oscar Wilde, in "O Retrato de Dorian Gray"
Beijos e sejam felizes...

domingo, março 08, 2009

homens e mulheres...


Uma das conquistas das mulheres que menos se debatem mas que vai ter enormes consequências é a de obrigar o homem a redefinir o seu papel: na sociedade, na família, no poder. Já não se trata apenas de uma questão de “ajuda” nas tarefas domésticas, d e intervenção na educação dos filhos, de partilha na governação do mundo, de reconhecer a igualdade de direitos e deveres. Os homens hoje sentem-se confusos e inseguros – e não é para menos. O que durante séculos e séculos foram certezas quanto aos papéis a desempenhar deixaram de o ser em pouco mais de duas décadas. Os homens de hoje não têm modelo por onde se guiar, padrões onde se apoiar, estatísticas onde se refugiar. Pisam terrenos incertos e desconhecidos e, ao contrário das mulheres, não lutaram, não desejaram, não esperaram por esta nova ordem social na qual a sua voz deixou de ser a mais forte e que não lhes sabe indicar claramente o que se espera deles. É o começo de uma nova era para o género masculino, E também para o feminino. Se há coisas que a História demonstrou, com todas as suas injustiças e atrocidades, é que uma sociedade tem um triste futuro se homens e mulheres a construírem de costas voltadas. Estamos no inicio de século que é com certeza o início de uma nova era, a todos os níveis. Há demasiadas coisas em mudança – chamamos-lhe crise – para que tudo volte a ficar como era dantes. Compete-nos a nós ajudar a definir o rumo que queremos para essa mudança. “


Hoje comemora-se o Dia Internacional da Mulher, que este editorial de Sofia Barrocas, para a Noticias Magazine, sirva para percebermos o lugar e o espaço do Homem e da Mulher neste nosso século.


Um beijo especial a todas as mulheres da minha vida…


Beijos e sejam felizes…

sexta-feira, março 06, 2009

doce regresso...


Toda a vida ouvi a frase não se deve voltar ao lugar onde se foi um dia feliz! Não concordo. Não concordava... Talvez exista aqui alguma ponta de verdade de quem disse isto. Um pensador qualquer que naturalmente ao voltar ao lugar onde já tinha rido muito, não sorriu tanto no regresso. Eu voltei! Voltei a um lugar onde fui feliz. Muito e muitas vezes... O tempo é que vai dizer se fui ou não feliz neste regresso e se devo cá voltar...

Regressei, a paz e a serenidade voltou também... Não sei andar apaixonado... a vida não me brinda com um sentimento puro e verdadeiro. Estou triste? Claramente que não... importa viver a vida, e ser feliz em cada momento... sorrir, chorar, sofrer, saltar, sonhar... viver muito e um pouco de tudo.

Vamos iniciar um fim-de-semana... Que regresse o sol, e andemos todos mais felizes...

Beijos e vamos brindar a vida... o dom maior...

quarta-feira, março 04, 2009

rebenta o amor...



Fechamos os nossos olhos e pensamos, que por vezes rebenta o amor de tanto o usarmos... As coisas boas duram pouco. É por isso que uma flor nunca dura duas Primaveras?



É a segunda vez que post esta frase… hoje volta a fazer sentido.


Vamos viver? Ora isso mesmo é que é preciso… lol


Beijos e sejam felizes..

terça-feira, março 03, 2009

Das histórias


Gostamos de histórias e precisamos de histórias. Acabaram os tempos em que um dos mais velhos e sábios juntava à sua volta miúdos e graúdos para narrar, com minúcia e drama, acontecimentos passados que perpetuavam um qualquer mito fundador.

Parece que nos desenraizamos das origens, que a continuidade das gerações se esbateu drasticamente, que uns tantos segredos, uns tantos tabus, alguns medos partilhados e sobretudo sensações de força e segurança que advinha da comunhão de ideias e crenças comuns já não faz falta. Ou então ainda faz, mas perdida a possibilidade de pertencer a alguém ou a algum sítio com carácter inelutável e de outros tempos e descartada a convicção de que a identidade própria se constrói num fenómeno de espelho do mundo em redor, entregamo-nos, sem remédio nem vislumbre de alternativa, a ganhar um dia de cada vez.

(…)

Assim, sendo, e à falta de melhor, narramos as nossas histórias, um dia de cada vez. Contamos com pormenor como nos correu o dia, como resolvemos questões, como pensámos um assunto. E partimos a galope numa qualquer reconstrução da nossa história pessoal, à cata de um antes e de um depois, de uma sequência lógica, de eixo de sentido que organizem o tempo e nos permitam, mais do que viver situações, construir memórias.

Enquanto formos capazes de fazer da nossa própria vida uma história com sentido, está tudo bem.

Uma boa visão das “Histórias de nós” escrita por Isabel Leal, psicóloga.

A vida é bela, importa vivê-la e construir as nossas histórias… as histórias de todos os dias.

Beijos e sejam felizes…

segunda-feira, março 02, 2009

You Are Loved (Don't Give Up) - Josh Groban


Don't give up

It's just the weight of the world
When your heart's heavy
I...I will lift it for you
Don't give up
Because you want to be heard
If silence keeps you
I...I will break it for you

Everybody wants to be understood
Well, I can hear you
Everybody wants to be loved
Don't give up
Because You Are Loved

Don't give up
It's just the hurt that you hide
When you're lost inside
I'll be there to find you
Don't give up
Because you want to burn bright
If darkness blinds you
I...I will shine to guide you

Everybody wants to be understood
Well, I can hear you
Everybody wants to be loved
Don't give up
Because You Are Loved

(You Are Loved)
You Are Loved
(You Are Loved)
Aaaaaahhhhh

Don't give up
(Don't give up)
It's just the weight of the world
(You Are Loved)

Do't give up
(Don't give up)
Everyone needs to be heard
(Don't give up)
You Are Loved
(You Are Loved)
(Don't give up)

Hoje é um dia diferente…


Ultimamente as coisas não têm corrido muito bem. Se na vida quotidiana tem sido um caos, com um assalto, cansaço, doença. A afectiva tem sido um verdadeiro desastre.

Hoje, segunda-feira, acordei melhor da garganta e pior do espírito. Não, não me estou a fazer de pequeno, de vítima. Não quero que tenham pena de mim… apenas me apetece desabafar. De deitar cá para fora… Estou bem, não me sinto ferido, sinto-me tranquilo… mas com a tua falta.

Durante 10 meses, vivi coisas novas, redescobri momentos novos, tornei-me mais equilibrado, mais tolerante… mas infelizmente aqueles que nos fazem bem, por vezes desaparecem da nossa vida assim, de um dia para o outro… e foi mesmo o que aconteceu. Um afastamento forçado, com a promessa de um regresso… se isso tiver mesmo que acontecer…

Não, não sou frio, distante, insensível… amo verdadeiramente as pessoas, sofro por elas… sou um igual a tantos outros… se calhar tento silenciar alguns sentimentos, mas sinto, sinto muito…
Vou guardar-te no coração… no lugar onde sempre estiveste e onde sei que nunca sairás… Não é altura de chorar, mas sim de avançar e ser feliz…

Levo como disse Mafalda Veiga: “cada lugar teu, atado em cada lugar meu”.

Fica em mim, protege o que te dei…

Até… um doce regresso…
Beijo…

domingo, março 01, 2009

paragem forçada...



Parar para pensar nunca fez mal a ninguém. É um imperativo compreendermos como chegamos até aqui e delinearmos o que pretendemos para o futuro. Não com a pretensão de dominarmos todas as condicionantes, mas entrevermos o que poderá ele ser e podermos estar preparados (em parte...) para ele.

Tive uma paragem forçada. Uma amigdalite mudou-me os planos do fim-de-semana. Aproveitei para ficar parado a pensar na vida e nas coisas. A vida tem destas situações, já que não paramos voluntariamente, vem algo que nos faz essa paragem… algo que não podemos adiar ou contornar.
Agora é recuperar e pensar que amanha será bem melhor.


Beijos e sejam felizes…