quarta-feira, dezembro 31, 2008

3,2,1... Bom 2009

E já estamos no último dia de 2008. Não gosto muito de balanços, porque estes raramente servem para alguma coisa. No entanto hoje atrevo-me a salientar as coisas boas e menos boas deste ano que agora termina.

Vivi um 2008 intenso, sem falsa modéstia, digo sem receio que cresci muito neste ano. Posso dividir o ano em duas partes, uma até Agosto. Mais acelerada, despreocupada... e outra a partir de Agosto, onde “assentei”, conheci novas pessoas... onde comecei a dar mais valor a pequenos nada, aprendi a viver sozinho e ter muito prazer nessa vivência.

Se fizer uma analise aos aspectos sempre focados nos horóscopos. Poderei dizer que em termos de relacionamentos, e aqui incluiu amor e amizade, foi um ano brilhante. Conheci e aprofundei relações com algumas pessoas. Tive grandes desilusões, perdi uma pessoa, deixei que se afastasse outra... Fiquei com menos, mas com melhor... com mais espaço e mais felicidade. Conheci a minha estrela, vivi momentos mágicos com o Petite Prince... afastei-me dos dois e fui feliz...

Nos aspectos profissionais, foi uma ano sem grandes mudanças... fartei-me de tudo em Julho, voltei a acreditar... e agora tudo continua na mesma... quero mudar é certo... terei 365 dias de 2009, para o conseguir...

A saúde é que nem sempre esteve no seu melhor... estive doente mais vezes do que seria desejável... mas está tudo óptimo lol fartei-me de tirar sangue e fazer exames... mas os resultados foram sempre fantásticos...

Na realidade e agora aqui sentado a olhar para o computador e com os dias de 2008 na cabeça, posso mesmo concluir... que não foi um excelente ano... mas foi globalmente positivo... algumas batalhas, derrotas, perdas... mas também muitas alegrias, amizade, sorrisos prazeres... Não posso deixar de focar algumas pessoas que de uma forma muito especial me marcaram e fizeram com que encarasse as coisas de outra forma... aqui não menciono a família, o ninho de afecto não conta... estão sempre lá.

OBRIGADO: Sónia, Bela, Marlene, Catarina, Isabel, Catarina Fidalgo, Isabel Costa, Filipe, Pe.Carlos, Pe.Carlos Carneiro, Nelson, João Pedro, Bernardo, Henrique, Filipa, Petit Prince :), Sininho, Estrela, Princeso, Princesa, Zeca, Mário, Phil, Joana, Cátia...

Beijos a todos as outras pessoas que de forma menos intensa, também marcaram o meu 2008.

Acaba um ciclo, começa um outro. Não é a meia noite de logo que vai mudar tudo, mas as opções certas ou erradas que tivermos tomado; essas é que são determinantes. Tenho esperança nesse tempo que aí vem. Escolham bem o caminho e sigam por ele sem titubear.

Um magnífico ano para todos.
Que em 2009 continuemos acreditar que vamos ser mais felizes.

Beijos...

terça-feira, dezembro 30, 2008

O mundo e o nosso “rectângulo”


Estamos acabar 2008 não da melhor maneira. A guerra regressou a faixa de Gaza. Portugal vive alguma instabilidade governamental devido aprovação do Estatuto dos Açores. O Presidente da Republica afirmou mesmo: “A qualidade da nossa democracia sofreu um sério revés”.

A guerra na Faixa de Gaza, não é um algo novo... a instabilidade já estava instaurada há muito... era apenas necessário alguém acender o rastilho... Foi acesso agora... esperamos todos que as noticias comecem a ser mais animadoras, é necessário a comunidade internacional olhar para aquele território e juntos encontrarem uma forma capaz de travar os conflitos e salvaguardar mais vidas... mais esperanças, agora adiadas ou mesmo perdidas.

Cavaco Silva falou de novo ao país... apesar de nada acrescentar ao referido anteriormente. Tentou esclarecer os portugueses uma segunda vez da importância da aprovação deste Estatuto. Pelas noticias hoje de manha, uma vez mais parece que Cavaco Silva voltou a não falar com os portugueses, ninguém o percebe ou não quer ouvir.

Concordo em parte com as objecções da nossa presidência. Para Cavaco Silva “a situação agora criada não mais poderá ser corrigida” e “introduz um precedente muito grave”. O Presidente recusa-se a aceitar que uma lei ordinária restrinja os seus poderes, previstos numa lei superior, a Constituição da República Portuguesa, e alerta para o facto de passar a ser mais difícil dissolver a Assembleia Regional do que a Assembleia da República – apesar de ressalvar que tal não aconteceu em mais de 30 anos e que não é expectável que aconteça. Cavaco Silva colocou-se ao lado de muitos juristas, considerando “absurdo” que tenha de ouvir os diferentes partidos, o Governo regional e a própria Assembleia dos Açores no caso referido. A mim também de parece absurdo e lacónico que isto aconteça.

Espero sinceramente que Carlos César tenha a dignidade de apresentar a sua demissão como presidente do governo regional dos Açores quando o Tribunal Constitucional, por fiscalização sucessiva do novo Estatuto dos Açores, declarar as duas normas referidas pelo PR como inconstitucionais, como não poderá deixar de o fazer. Porém, começo a duvidar que este dirigentezeco do PS regional tenha essa dignidade. Estamos a criar uma segunda Madeira.

Beijos e sejam felizes...

Excertos peridos - as minhas leituras VII


"Com o pânico da depressão a correr mundo, nós corremos aos centros comerciais. Parecemos ser, de facto, um povo diferente dos outros."

Pedro Camacho, "Visão", 30-12-2008

segunda-feira, dezembro 29, 2008

Última actividade...


Passei o último fim de semana do ano acantonado com os pioneiros do meu agrupamento e com os pioneiros do Agrupamento de Alhadas, em Rapa, concelho de Celorico da Beira. 26 pessoas numa pequena escola primária. Pela primeira vez na minha vida, vi nevar. Entre actividades diversas, fomos recebidos pelas gentes daquela aldeia de uma forma brilhante. Foi interessante constatar a capacidade de receber dos “serranos”, a hospitalidade, o carinho.

Também foi interessante, a lembrança e a posterior “praxe” que os meus pioneiros me fizeram... carinhosamente lembraram-se que era a minha última actividade com o lenço vermelho.
Não digo que já estou com saudades... apesar da vivência como lenço vermelho, ter sido uma das mais importantes na vivência escutista. O espírito de serviço, tão característico dos caminheiros, o ser mais próximo possível de São Paulo.

Aproxima-se uma nova etapa, ser dirigente do CNE. No outro dia a amiga Isabel perguntava “E achas que vais ser um bom Chefe?”. Sem falsa modéstia e com grande sinceridade, respondi, que não sabia... Para já faço a promessa, ser Chefe é o caminho seguinte... será que estou a altura desta nova fase? O tempo o dirá...

Beijos e sejam felizes...

quinta-feira, dezembro 25, 2008

É Natal...



Natal, é verdadeiramente a festa da alegria. A alegria das prendas é claro, a alegria de dar e de receber. A grande alegria dos cristãos, é de contemplar o Menino do presépio, o Filho de Deus que veio ao nosso encontro, aquele que é ao mesmo tempo o Todo-Poderoso e, que se fez pobre, pequenino e tão próximo dos homens.


Bom Natal...


Beijos e sejam felizes...


quarta-feira, dezembro 24, 2008

quase Natal...



As ruas aos poucos vão-se esvaziando de pessoas… a alegria contagiante chegue as casa, os risos saem mais genuínos. É o dia da família. Estamos em contagem decrescente para esse grande mistério que é o nascimento do Deus Menino.

Preparemos também o nosso coração para o acolher. Para o celebrar. Deus faz-se Menino, para viver junto de nós… é este o mistério do Natal…

Que esta noite, seja uma noite de paz, de amor, de respeito, de união… Já se sente o cheiro do Natal…

A todos um Santo e Feliz Natal…

Beijos e vamos ser mais felizes…

terça-feira, dezembro 23, 2008

só para ti...


Está a chegar o Natal. Apertam as saudades. Vamos todos partir para os nossos destinos... faz parte! Escrevo-te. Sim, é para ti que me estás a ler...não olhes para o lado. És exactamente tu.
Escrevo-te agora para que a possas ler antes desse dia. Quero que tenhas um bom, muito bom Natal, e que nos voltemos a encontrar depois... num outro momento... E nesse dia sintamos presente o Espírito do Natal... esse que aquece a alma e o coração.
Diverte-te e peço-te, este Natal... não passes sozinho.

Entretanto, até lá, toma um grande abraço... Nunca te esquecerei...

segunda-feira, dezembro 22, 2008

Contestação social...


Primeiro Paris, agora Atenas... entretanto em menor escala também em Barcelona e de novo em Paris. No entanto, só em Atenas a contestação social se mantém. Por cá o ex-presidente da Republica e eurodeputado Mário Soares, alerta para as graves consequências que esta crise económica e de valores pode trazer para a vivência quotidiana.

Como discutia ontem, a pólvora está aí só falta mesmo o rastilho e estaremos nós a braços com violência nas ruas. O mau estar é geral, a fome alastra silenciosamente, as famílias vivem dias de amargura, no ensino a insatisfação é total, os salários não aumentam, as pessoas andam tristes, desmotivadas.

O Governo dá sinais de alguma intranquilidade apesar de acenar ao pseudo-optimismo que a ninguém convence. Os dias não são os mais fáceis, e o pior é que não encaramos o futuro com confiança e positivismo. Como vamos nós portugueses viver em 2009? Não querendo sem negativo, parece quer viveremos manifestamente pior. É com tristeza que constato a perda de poder de compra dos agregados familiares, o desemprego, a precaridade laboral... Situações que tendem agravar-se e não a desvanecer e a resolverem-se.

Nunca como hoje, tem de ressurgir o espírito de comunidade e de entre-ajuda, só juntos é que conseguiremos viver um 2009 o melhor possível. Temos de deixar o nosso egoísmo e comodismo e vivermos plenamente em união e fraternidade. Os tempos não são fáceis, e negar esta evidência é uma tolice e uma irresponsabilidade, mas juntos poderemos encontrar a solução de viver com calma e sem grandes angustias os tempos que se aproximam.

A contestação nas ruas... pouco resolve... ainda para mais se for em clima de violência e destruição... Mantemos a calma e esperemos que no fundo do túnel... exista uma luz a brilhar para nós.

Beijos e sejam felizes...

quinta-feira, dezembro 18, 2008

excertos perdidos - as minhas leituras VI

"Se vivemos tão mal, porque carga de água o medo de morrer é tão grande? Quantas pessoas felizes conheço?"


António Lobo Antunes, "Visão", 18-12-2008

bom regresso...

Sabe bem o regresso a casa ao fim da tarde. Não é a satisfação dos deveres cumpridos, porque os deveres não dão satisfação. Na melhor das hipóteses dão-nos alívio. É sim a oportunidade de nos sentirmos bem nos cantos que sentimos como nossos e podermos tomar uma verdadeira refeição cheia de conversa boa.
Beijos e sejam felizes...

quarta-feira, dezembro 17, 2008

é tempo de viver...


Não deixamos de ser quem somos, antes pelo contrário, quando conseguimos libertar-nos da carapaça que nos impuseram e damos largas à ânsia de liberdade e de brincadeira que temos dentro de nós. É um sinal forte de que estamos vivos e bem vivos!Deixemos esse falso pudor de lado e ... vivamos!
Beijos e sejam felizes...

terça-feira, dezembro 16, 2008

ser feliz...

"posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e que posso evitar que ela vá a falência. ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. é atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. é agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. é saber falar de si mesmo. é ter coragem para ouvir um "não". é ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. pedras no caminho? guardo todas. um dia vou construir um castelo..."
Fernando Pessoa
Beijos e sejam felizes...

Excertos perdidos - as minhas leituras V


"Quando há uma crise latente, que fere em consciência as classes médias, qualquer pretexto serve para gerar a revolta. Maio de 68 foi assim".


Mário Soares, "Diário de Notícias", 16-12-2008

segunda-feira, dezembro 15, 2008

Portugal a tremer...


Hoje acordei às 8h 20 e na rua estavam 1ºC... só mesmo os meus cães se deliciavam a brincar no quintal com a geada que tinha caído durante a noite. A mim custou-me muito deixar a minha cama e partir para mais uma semana de trabalho. O tempo não estava mesmo convidativo.
Portugal está a tremer... as temperaturas são baixas, a paisagem marcada pela neve faz a abertura dos telejornais, até a Serra da Lousã esta coberta de branco.

Trememos de frio, mas também de desalento. O Natal aproxima-se e com ele a nossa boa vontade de comprar presentes e dar aqueles que mais gostamos. No entanto, este ano a crise fala mais alto, e muitos de nós (eu incluído), somos obrigados a cortar... Ontem os shoppings estavam cheios de pessoas, curiosamente as lojas, na sua maioria estavam vazias... muitas pessoas a verem, poucos a comprar. É assim o Portugal em finais de Outono... Gelado e algo descontente... Que chegue 2009, mais sorridente, mais optimista... mais 365 dias para voltarmos acreditar que em 2009 é que vai ser bom... E quando já nem forças tivermos para sonhar... aí é que estamos em crise e no caos...

Beijos e sejam felizes...

sexta-feira, dezembro 12, 2008

tempo...



O tempo corre inexoravelmente e produz os seus efeitos sobre as coisas e as pessoas. É ele que nos dá a dimensão da finitude. Sempre está presente, mas há alturas em que o sentimos de uma forma muito especial, quando começamos a ter a consciência que nos começa a faltar tempo para termos tempo...

Às vezes sinto isto de forma intensa e profunda...

Boa sexta-feira, até que enfim... FIM-DE-SEMANA!!

Beijos e sejam felizes...

quinta-feira, dezembro 11, 2008

rotinas...

Vivemos uma vida perfeitamente estereotipada. Temos horários para tudo e chegamos até, de tão habituados que estamos, a impor-nos horários para os nossos tempos livres. Lutem um pouco contra essa organização da vida que nos tolhe por completo. Desregulemos a regulação que nos é imposta... pelo menos na parte que dominamos.

Beijos e sejam felizes…

quarta-feira, dezembro 10, 2008

pessoas...



Passamos pelas pessoas e parece que nem as vemos. Andamos mais absorvidos no nosso mundo, nas nossas coisas… pouco tempo sobra para o outro. Hoje andei por Coimbra, a deambular sozinho pelas ruas daquela cidade… De quantos rostos me recordo? Apenas de dois, e talvez porque traziam dor e vazio consigo. Lembro-me de uma velha que pedia esmola nas escadas da Sé Nova e um mãe com 3 filhos que pediam comida também junto a umas escadas em plena Rua da Sofia. A dor mexe connosco… muito mais que a alegria e a euforia. A dor não invejamos, entristece-nos, no máximo fazemos de coisa que não vemos e nem sentimos. A alegria, essa podemos invejar, desejar…

Esta fotografia, tenta ilustrar isso mesmo… andamos pela cidade… e não vemos nada… os outros parecem-nos muito cinzentos e vazios… não reparamos neles, não fazem parte da nossa vida… Tanto muro, tanta frieza… Pocha! É Natal…

Beijos e sejam felizes…

terça-feira, dezembro 09, 2008

sonhar...


Há que ter a consciência que temos que fazer escolhas, pois não podemos ter tudo. Impingem-nos um pouco a ideia que esse tudo é exequível, e vão-nos levando com isso. Há que sonhar sim, mas com os pés bem assentes no chão! O que for para além disso pode ser pesadelo.´

Sonhar acordado é preciso.

Boa semana...

Beijos e sejam felizes...

sexta-feira, dezembro 05, 2008

Perigosamente perto, absolutamente certo ...
Será? :) :)

xiuuu...

O silêncio apaixona-me, assim como os momentos de calma e tranquilidade. Ando mais afastado das pessoas, mas também, muito mais feliz.
Com isto não quer dizer que esteja a ser anti-social... talvez mais contido, mais pacato, menos explosivo... Apesar de ser tão novo... aprendi aos poucos a gastar tempo com as pessoas verdadeiramente importantes, os outros... os outros que vivem comigo, merecem o meu apreço e a minha atenção.... mas passo com eles o menor tempo possível.
A calma e andar mais devagar na vida... traz um doce e um outro colorido... as coisas tomam outro sentido, outro sabor...
Viver é mesmo um acto interessante...
Boa sexta-feira...
Beijos e sejam felizes...

quarta-feira, dezembro 03, 2008

silêncio...



e na incerteza de o saber, sinto-o.


encontrei-me :) :) :) :) :)

terça-feira, dezembro 02, 2008

viver...

A vida é a procura de um permanente equilíbrio. É o nosso Santo Graal interior... Todo o comportamento interfere com ele, fortalecendo-o ou abalando-o. Atingi-lo nada tem a ver com o viver-se com "normalidade"!!! Cada um, a seu modo, de uma forma mais radical ou mais pacata, saberá ordenar a sua vida, de modo a alcançá-lo. Ele é fundamental para que o bem estar se instale.
Viver é uma aventura fantástica...
Tenham uma boa terça-feira...
Beijos e sejam felizes...

segunda-feira, dezembro 01, 2008

A 24 dias do Natal…



Estamos a 24 dias do Natal, do grande acontecimento, o nascimento do Deus - Menino. Ontem em Igreja iniciou-se o Tempo de Advento, tempo marcado pela espera daquele que há-de vir, o menino de Belém. A cidade também inicia agora a preparação para a esta festa, as ruas começam a ficar iluminadas… os sorrisos podem ser mais contagiantes. As nossas casas enfeitam-se para grande dia, e no nosso coração?

Não pensemos tanta nos presentes, nesta ou naquela prenda, não pensemos na crise, na falta de meio para comprar tudo aquilo que gostaríamos… passemos pelo menos estes 24 dias de espera e de vigia… como um tempo marcado pelos os abraços, as palavras sinceras, os sorrisos, pela capacidade de pararmos e ouvirmos o outro, pela entrega, pela entreajuda, pela amizade, o carinho, a esperança, pelo amor…

Que sejam 254dias de espera, mas de presença. De espera, mas de doação. De espera, mas de crescimento.

Que dia 25 de Dezembro possamos todos sem prendas, sem gastos supérfluos, dizer bem alto… FELIZ NATAL…

Beijos e sejam felizes…

Sida...


O dia está lembrado, todos sabemos o que fazer agora cabe a cada um de nós agir...