quarta-feira, agosto 27, 2008

pena...


Ontem não tive uma noite fácil. É verdade que acabou da melhor maneira com pessoas muito fixes e que me amam verdadeiramente.


Mas é sempre muito doloroso quando nos apercebemos que alguém de quem gostamos ou que foi importante na nossa vida, de um dia para o outro é apenas uma pessoa, má, cruel, nu, doente…


É horrível constatar que fomos enganados uma vez mais… o mundo, é claro que não desaba, mas ficamos triste e mais desconfiados em relação aos outros.


Sentir pena de alguém é muito, muito triste… mas na realidade não consigo sentir outra coisa, nem raiva, nem ódio… apenas e só, pena…


Hoje fico por aqui… com este desabafo.


Beijos e sejam felizes…

terça-feira, agosto 26, 2008

meus amigos...


Tenho um carinho especial por Fernando Pessoa, o meu poeta de eleição. Hoje deixo este texto que dizem ser da sua autoria.


Beijos e sejam felizes…

"Um dia a maioria de nos ira separar-se. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos. Saudades ate dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido. Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho mais tanta certeza disso.Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, segue a sua vida. Talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe...nas cartas que trocaremos. Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices... Ai, os dias vão passar, meses...anos... ate este contacto se tornar cada vez mais raro. Vamo-nos perder no tempo.... Um dia os nossos filhos verão as nossas fotografias e perguntarão: Quem são aquelas pessoas? Diremos...que eram nossos amigos e...... isso vai doer tanto! Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida! A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente...... Quando o nosso grupo estiver incompleto... Reunir-nos-emos para um último adeus de um amigo. E, entre lágrima abraçar-nos-emos. Então faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida, isolada do passado. E perder-nos-emos no tempo..... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades.... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!


Fernando Pessoa."

segunda-feira, agosto 25, 2008

segunda feira...


A vida avança a uma velocidade incrível. Quando damos por nós já estamos outra vez no Natal, e claro, na minha festa de aniversário lol lol.


Vivemos agarrados ao nosso emprego, aos nossos passatempos, aos nossos amigos e família, aos nossos romances, amores e desamores… andamos repletos de ocupação e o tempo voa…
Somos felizes? Claramente que sim… mesmo que seja nos intervalos de uma ou outra tristeza, de uma ou outra desilusão… temos a certeza que o caminho é em frente, e a felicidade, esse mágico objectivo encontra-se nessa direcção.


Hoje já e segunda-feira, depois de um fim-de-semana intenso e constipado, regresso há normalidade da semana. Com as pessoas de sempre, os acontecimentos de sempre, esta ou aquela surpresa… e vida continua e só assim se torna tão interessante e única… ser feliz custa tão pouco… nós os parvinhos é que temos a mania de complicar… lol lol


Beijos e sejam felizes…

domingo, agosto 24, 2008

felicidade


A felicidade é um jeito de viver. Não curta somente a calmaria, aproveite a tempestade. Tudo enriquece a vida. Ela não pode ser vivida somente dentro de uma casa, a vida tem que ser experimentada dentro do universo. A felicidade é um jeito de viver, é uma postura de vida, é uma maneira de estar agradecido a tudo, não somente ao sol, mas também à lua, não somente a quem lhe estende a mão, mas também a quem o abandona, pois certamente nesse abandono existe a possibilidade de descobrir a força que existe dentro de você.


(Roberto Shinyashiki)



Bom domingo.


Beijos e sejam felizes...


sexta-feira, agosto 22, 2008

estou doente...


Hoje sinto-me frágil como a semente da imagem. Hoje estou doente… sim preciso de mimos e de vontades feitas… é sempre assim, quando nos sentimos mais em baixo, não é!?

Esta semente apesar de débil e aparentemente insignificante, é responsável pelo início do que vai ser uma grande árvore.

Também a nós acontece o mesmo, às vezes somos sementes, débeis e frágeis… mas mesmo com todas as dificuldades, contra-tempos… somos responsáveis por construir algo bom e duradouro… e isto só deixará de acontecer… quando também deixarmos de acreditar… caso contrário… a nossa vida entre quedas e precipícios, cinzentos e pretos… tem sempre os montes, os vales, as cores…

Beijos, sejam felizes…

quinta-feira, agosto 21, 2008

parabéns avô...


Fazias hoje anos senão te tivesses ido embora. Foste devagarinho, como que não quisesses surpreender ninguém! Sabemos que por nada deste mundo querias partir naquele dia…
Mas surpreendeu, sabias? Ainda hoje estamos todos presos à tua partida.


Ainda temos fresco aquele teu sorriso maroto, aquela cara de contentamento sempre que qualquer um de nós entrava na tua casa, aquela cara de enfado disfarçado (que só nós conhecíamos) sempre que tinhas que aturar alguém aborrecido... Criaste uma grande família onde todos, sem distinção, acolheram tudo o que de bom nos ensinaste. Também... só podias mesmo ensinar-nos coisas boas!


Sabes, está tudo na mesma cá em casa. Continuam a chegar cá os jornais que nunca assinaste e que, apesar de cancelados, insistem em mandar; continuam a chegar as cartas e os postais de Natal que recebias do Lar do Comércio. Como vês está tudo na mesma.
Foste embora… e doeu tanto… agora vivemos com a tua presença silenciosa…


Onde estiveres, recebe um beijo meu, avô… às vezes fazes tanta falta…

sininho


A Sininho é a célebre fada da história infantil do Peter Pan. Uma fada bela e pequena, por onde passava deixava um rasto de magia e só tinha um grande desejo, abraçar o Peter Pan, aquele “puto” que vivia na Terra do Nunca, onde as pessoas nunca crescem e são sempre muito felizes.
Todos nós podemos encontrar a nossa Sininho, a nossa fada que nos ensina a voar e sermos felizes e quem tem como único objectivo uma enorme vontade de nos abraçar.
Achei que tinha encontrado a minha Sininho, alias, garanto que estive com ela. E posso afirmar sem receio… que na realidade o Peter Pan, tinha muita sorte. A Sininho é bela, simpática, atraente, inteligente, brincalhona, uma pessoa única.


Mas voou…


Mas como não perdemos nada, daquilo que nunca foi nosso… não perdi a Sininho, apenas como fada que ela é… voou para outro lado, para o seu Peter Pan… e eu fiquei sozinho…
E como na vida existem coisas que não se voltam a viver… a minha história com a Sininho, acabou aqui… foi pequena é certo… mas que importância tem o tempo, quando nos sentimos bens e felizes!? Nenhuma importância, não é verdade… Como dizia o poeta, tudo o que é único dura o tempo necessário para se tornar inesquecível (acho que a expressão não é bem esta).
Adeus Sininho, sê feliz e corre para alegrares o teu Peter Pan.


Beijos e sejam felizes…

Nota: Este post foi escrito ontem, mas por razões de tempo não foi possível postar.

terça-feira, agosto 19, 2008

o tempo...


A partir de certa altura das nossas vidas começamos a preocuparmo-nos com a questão do tempo. Não que o aproveitemos melhor, mas damos um valor diferente aos momentos que vão passando por nós. Começa-se a ter uma consciência mais aguda da finitude de tudo. Tudo que é precário... tem imenso valor!
Começamos assumir tarefas e gestos mais claros e concretos. Deixamos de lado as coisas vãs e efémeras. A vida ganha outro sabor, quando nos preocupamos com a infinitude dos sentimentos, das relações, dos conhecimentos.
A vida ganha necessariamente outro sentido. No fundo o tempo comanda tudo. Ele controla-nos de uma forma silenciosa, mas ameaçadora.


Beijos e sejam felizes…



Este post resultou em parte de um copianço, no blog “pé de meia”.

segunda-feira, agosto 18, 2008

O sofrimento dos outros


O sofrimento é algo que todos nós vivenciamos uma ou outra vez na vida. Por vezes este sentimento afoga-nos e torna-nos incapazes e muito cinzentos. Torna a nossa vida um beco sem saída… quando por vezes a solução está mesmo ao virar da esquina.
Hoje vivencio os problemas dos outros, parece ridículo. Mas não é. Existem pessoas que são tão importantes na minha vida… que sofro com os seus sofrimentos.
É nestes momentos que dou verdadeiramente valor à amizade, esse sentimento único e tão especial.


E amanha será outro dia… a vida continua e esperamos de novo todos juntos melhores dias…


Beijos e sejam felizes…

quinta-feira, agosto 14, 2008

fazer feliz...


"O que eu quero mesmo é que sejas feliz. Não sei se sabes, talvez não tenhas tido tempo para perceber que para mim sempre foi e será isso o mais importante, mesmo que a vida te leve para outros caminhos e que sem sequer voltes a cruzar-te comigo.Não tivemos tempo para nada, o tempo é um ladrão, mas tu és um ladrão ainda mais esperto, porque roubas tempo ao tempo e foi assim que entraste a saíste da minha vida como um furacão, chamei-te El Niño e tu riste-te com a tristeza das crianças quando estão cansadas, e eu agora vou assistindo a cada dia que passa ao crescimento de um fosso imenso entre nós, apesar de todo o amor que sentimos um pelo outro. Já reparaste que este verbo conjugado nesta pessoa é igualzinho no passado e no presente? Mas isso agora não interessa, porque nem tu o queres conjugar em nenhum tempo nem modo, nem eu espero que o faças.Há alguns anos que aprendi a amar assim e sei que as pessoas que partem são aquelas que amo e que por isso tenho de as deixar ir, mesmo que isso me deixe vazia e cansada. Aprendi a deixar partir as pessoas porque sei que nascemos e morremos sozinhos, que tudo o que é realmente importante na vida descobre-se e aprende-se na solidão. E que por mais que te ame e te queira proteger com os meus braços de mãe, sei que é inútil e que só tu podes crescer e descobrir o que é mesmo importante para ti.Mas custa-me, meu pequeno e irrequieto furacão, custa-me ver-te cada vez mais cansado e desligado do mundo, como se não tivesses força para viver a tua vida e te alienasses num código de conduta que achas que é o melhor para deixar toda a gente contente, sem teres que pensar em ti. É que é muito mais fácil esqueceres quem foste do que tu julgas. E se habituares a viver assim, os anos vão passar a correr e quando olhares para trás, verás que aquela vida não foi a tua, foi só a que tu pensaste que era mais fácil ter. Mas não adianta falar, não adianta explicar-te o que já esqueci e que ainda não conheces, porque o que eu quero mesmo é que sejas feliz.Apesar de tudo, há um truque que te posso ensinar e como tu és como eu, também tens um coração do tamanho do mundo só que ainda está adormecido, por isso talvez isto te ajude. Só há uma maneira de uma pessoa ser mesmo feliz, sabes qual é?Não tem a ver nem com o dinheiro, nem com o sucesso, nem com a fama, nem com a realização dos nossos sonhos. Aprende-se com o tempo e descobre-se com a vida. Pratica-se todos os dias como quem reza e às vezes custa mas vale a pena. É o truque mais difícil do mundo para quem nunca o recebeu e mais fácil para quem já o teve. O truque é fazer feliz a quem se ama, como dizia o João Gilberto. O mesmo que dizia que o amor é a coisa mais triste quando se desfaz. Mas isso faz parte da vida, como a morte, como a falta de sorte, como a falta de tempo, como o medo e a vontade, como tu e como eu.E o nosso amor, aquele que o tempo, ou a vida, ou o medo, ou a falta de sorte não deixam construir, está guardado para sempre. Talvez um dia sirva para alguma coisa, para fazer feliz alguém, como eu já te fiz a ti e tu a mim, num tempo fora de todos os tempos em que eras tu que estavas comigo e não uma imagem à tua semelhança que inventaste para enganar o tempo e o mundo.Quando quiseres descansar e olhar para dentro, verás que não é assim tão difícil. Como tudo o resto, é só querer."

Um texto de Margarida Rebelo Pinto... “Fazer feliz”...

Beijos e sejam felizes...

quarta-feira, agosto 13, 2008

happy!


Hoje apetece-me respirar, abrir as janelas de par em par, olhar o céu azul. Deixar o ar entrar, sorvê-lo e apreciar esta claridade límpida. Sinto-me bem a saborear este bocadinho…


Existem dias mesmo bons, acordamos com vontade de gritar ao mundo “AQUI SOU FELIZ”.


Hoje é um desses dias… não sei explicar a razão… mas estou bem disposto e isso é mesmo o mais importante…


Beijos e sejam felizes…

terça-feira, agosto 12, 2008

já...


Já ri até não poder mais, já chorei até pensar que não aguentava. Já adormeci ao telefone, já acordei a chorar, já gritei de felicidade, já fugi de problemas. Já encontrei o amor eterno que durou tão pouco tempo, já fiz as melhores amizades, já andei sem destino, já chorei a ouvir música. Já pedi desculpas sem ter culpa, já perdoei erros quase imperdoáveis, já desesperei por amor, já fugi de casa para sempre e voltei no mesmo instante. Já aprendi com os erros, já telefonei só para ouvir uma voz, já andei pelo caminho errado. Já mudei por amor, já quis conhecer o mundo, já passei horas a olhar para as estrelas, já chorei com uma simples foto, já sorri a ouvir palavras que mais tarde me fizeram chorar, já desisti de viver e continuo aqui. Já corri para os braços de alguém, já perdi tempo com insignificâncias, já fiz promessas eternas, já desejei que o tempo parasse, já fui feliz, já amei de mais, já senti a dor do arrependimento, já julguei que morria com saudades, já agi sem pensar. Já procurei a pessoa perfeita, já tive medo do escuro, já desejei estar sozinho, já estive no meu limite, já chorei á chuva, já recordei os melhores momentos, já tive necessidade de amar, já quis voltar a ser criança, já fingi não ter sentimentos, já fui uma pessoa fria, já fui inconsciente, já fui o melhor amigo, já fui a pior pessoa, já tive medo do silêncio, já acreditei que a felicidade era eterna, já me senti perdido no mundo, já tentei descobrir quem sou, já senti ciúmes de mais, já tive medo de perder alguém ( e acabei por perder ), já fiz sacrifícios por mim, já os fiz por alguém, já senti a necessidade de explicar sentimentos, já fiz loucuras, já odiei, já tentei ser imune ao sofrimento ( não consegui ), já sonhei com a perfeição, já fugi de sentimentos, já me senti incompreendido, já quis acabar com a distância, já gostei do desconhecido, já quis ser diferente, já implorei para que não me deixassem, já quis voltar atrás no tempo, já dei tudo para esquecer o passado, já passei noites a recordá-lo, já vi a lua virar sol, já quis estar longe, já fiz coisas sem motivo, já sofri com problemas alheios, já fugi de alguém, já quis ter tudo, já fui feliz sem nada...


Agora é a minha vez de alone e happy!


Beijos e sejam felizes…

segunda-feira, agosto 11, 2008

nus...


Confesso, gosto de nus (olha que novidade...!).
Mas gosto deles pudicos, dos que permitem que a imaginação se liberte!


Hoje deixo esta foto… de um bocado de mim.


E uma frase de Voltaire: “Discordo daquilo que dizes, mas defenderei até à morte o teu direito de o dizeres.”


Beijos e sejam felizes…

domingo, agosto 10, 2008

de volta...



A possibilidade
De arriscar
É que nos faz homens.
Voo perfeito
No espaço que criamos.
Ninguém decide
Sobre os passos que evitamos.
Certeza
De que não somos pássaros
E que voamos.
Tristeza
De que não vamos
Por medo dos caminhos.

Damário DaCruz


Ontem li este poema no livro “A eternidade e o desejo” de Inês Pedrosa. Gostei muito da primeira frase “A possibilidade de arriscar é que nos faz homens”, talvez seja mesmo o arriscar que me faz falta. O arriscar sem receios e sem mas… sem medos, mas com a mente aberta para receber o desconhecimento, o futuro…

E hoje terminam as minhas férias… mas não as minhas idas à praia e à noite… É tempo de iniciar um novo ciclo… e tudo recomeça…

Beijos e sejam felizes…

sexta-feira, agosto 08, 2008

um dia vou encontrar-te...


Ontem quando estava a chegar a casa, depois de um café com pessoas especiais (sim, vivo rodeado de seres mágicos), vi uma estrela cadente. Dizem que dá sorte pedir um desejo, assim fiz… pedi para encontrar-te…

É lugar comum dizer-se que a esperança é a última coisa a morrer!
Todos queremos acreditar nisso... é uma necessidade, mas até quando??!

Eu por agora vou esperar pela promessa de uma estrela… viver é assim é belo… que seria de nós sem paixão, amor, amizade??? Seres manifestamente vazios, escuros e sós…


Beijos e sejam felizes…

quinta-feira, agosto 07, 2008

para o Mário...


Existem muitas pessoas especiais na nossa vida. Seres mágicos e únicos que povoam e enriquecem a nossa passagem por este lugar. O Mário é uma delas. Um amigo da agrária, que quero conservar e levar para a vida. Tem um misticismo especial, transmite uma paz e equilíbrio que por vezes até nos corta a respiração.

E porque hoje falar sobre? Porque ontem , mesmo sem querer (ou será que existem mesmo coincidências!?), numa conversa de regresso de férias… ele manda-me uma música fantástica, aqui fica um bocado da letra e o link para que todos se possam deliciar.


“Não se mostra o trajecto
A quem parte para se perder
Não se dá boleia
A quem precisa de ir a pé”

http://br.youtube.com/watch?v=t0INnlGkjV0&feature=related



Um grande abraço ao Mário, o amiguito especial…

Beijos e sejam felizes…

quarta-feira, agosto 06, 2008

de regressso...


Já tenho saudades...


Beijos e sejam felizes...

terça-feira, agosto 05, 2008

encontrei o PRINCIPEZINHO


“Encontrei o Principezinho” é um livro de Jorge Cabral dos Santos. Conta a saga do encontro mágico com o menino loiro que muda a vida de todos aqueles que têm o privilégio do encontrar.


Quando uma amizade verdadeira acontece, ficamos deslumbrados, como diante de um milagre. Foi precisamente quando o autor do livro procurava desinteressadamente, num puro gesto de dedicação, o seu amigo perdido que se deu o encontro com a maravilha, com o Principezinho. O Principezinho é a pura amizade, a pura alegria de um encontro, a revelação do que há de mais belo e mais inocente no íntimo de nós. É a nossa infância esmagada debaixo do peso do tempo, sufocada sob os escombros do barulho e da agitação infrene. Se retirarmos toda essa inutilidade, o menino que já fomos há-de voltar a aparecer. Se tão raramente aparece é porque não procuramos o silêncio, não paramos um pouco, não sabemos regressar ao começo do mundo, quando o olhámos pela primeira vez.


Nestas férias encontrei o meu Principezinho… posso garantir, que é loiro, com ar de menino, meigo e terno, muito fugidio… com uns olhos que querem viver tudo… é a magia da tua pura amizade…


Estou contente…
Beijos e sejam felizes…

segunda-feira, agosto 04, 2008

sozinho...


Muitas vezes somos espectadores únicos da nossa vida, isto é, há decisões que ninguém pode tomar por nós. É a solidão do decisor. Há opções que não permitimos que os outros as tomem por nós. São sinais de maturidade, de confiança e de vontade... e tão poucas vezes os vemos reunidos em nós!


Beijos e sejam felizes...

domingo, agosto 03, 2008

viver...


Hoje na praia do Guincho (foto deste post), li este pensamento que aqui vos deixo, foi um bom começo de férias…


Beijos e sejam felizes….



"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional."


Carlos Drummond de Andrade

sábado, agosto 02, 2008

às vezes....


às vezes gosto de pensar que tudo tem uma certa lógica, que as vidas se cruzam por uma razão...


gosto de acreditar num destino e em seres que perduram eternamente...


acredito nos sorrisos sinceros, na ternura do olhar, no coração que palpita quando é amado e quando ama loucamente...


adoro a paixão e amo viver intensamente...

Beijos e sejam felizes…

sexta-feira, agosto 01, 2008

férias...


E ontem mesmo à noitinha começaram as minhas férias… São pequenas, mas vou tentar desfrutar ao máximo…

Depois de uns dias de amargura, de tristeza e de alguma desilusão…. É tempo de renascer e voltar acreditar…

Ser feliz não pode custar muito… é tempo de arriscar, de lutar por aquilo que queremos. De desafiar o mundo, de ir contras as regras… de perdoar, de chorar, de sorrir, de abraçar… é tempo de não calar, de não abafar, de não reprimir, de não querer viver…

Vou viver tudo…

Obrigado aos amigos maravilhosos que tenho, que souberam uma vez mais estar junto de mim, neste dias menos bons…

Agora é a minha vez de ir de férias, de viver, de ser feliz…

Como o Petit Prince… vou deixar-me cativar…

Vou andando por aqui, com fotos e noticias…

Beijos, sejam felizes…